Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2018-01-26
Resumo
APRESENTAÇÃO
O vestibular trata-se de um período de rápidas e grandes mudanças. Os desafios, dificuldades e responsabilidade trazem insegurança aos vestibulandos, os quais, sem orientação e apoio, podem apresentar dificuldade em lidar de forma saudável com essa fase. Assim, a atenção à esse público torna-se essencial para colaborar de forma significativa, de como que aspetos importantes possam ser abordados, contribuindo para promoção da saúde mental que diminua insegurança e que possa trazer consequências favoráveis. Objetivou-se organizar uma campanha sobre a saúde mental dos vestibulandos de medicina, buscando aumentar o conhecimento dos participantes sobre seu estresse diário como fator para o declínio da saúde mental, através de palestras e rodas de conversa, a fim de evitar os efeitos indesejáveis ocasionados durante a preparação para o vestibular.
METODOLOGIA/RELATO
O foco da campanha foi direcionado aos vestibulandos de medicina de três cursos preparatórios da cidade de Curitiba-PR. Partindo-se de uma capacitação junto a uma psicóloga, definiu-se quais seriam as estratégias usadas pelos acadêmicos de medicina na abordagem do grupo-alvo durante a realização tanto das palestras quanto das rodas de conversa na campanha. Dessa forma, cada intervenção iniciou-se com a aplicação de 10 perguntas aos pré-vestibulandos, cujas temáticas associavam-se à saúde mental e às dificuldades vivenciadas durante o período do pré-vestibular. Após a contabilização dessas respostas, direcionaram-se as mesmas perguntas, agora, aos próprios aplicadores da intervenção (os acadêmicos de medicina presentes), expondo e comparando, após isso, os dois resultados ao público. Logo em seguida, alguns dos universitários relataram suas experiências pessoais durante a preparação para o vestibular, relacionando-a com às dificuldades apresentadas em algumas das 10 questões. Foi executado, por fim, a formação de várias rodas de conversas, compostas por vestibulandos e acadêmicos, nas quais foram abordados temas subjacentes ao desenvolvimento de uma saúde mental intercalada ao convívio de pressões, medos, sonhos, complexos, desmotivações, dificuldades emocionais, financeiras, sociais, etc.
RESULTADOS
Atendeu-se, durante as 3 ações realizadas nos cursos preparatórios, cerca de 350 alunos, dos quais 153 preencheram o questionário para avaliação de impacto. Desses, 98,03% disseram que se sentiram mais motivados a estudar e correr atrás dos seus sonhos após a ação; 93,46% disseram ter tirado suas dúvidas sobre vestibular e temas relacionados durante a ação; 98,69% afirmaram ter entendido a importância e pretendem cuidar mais de aspectos relacionados a sua saúde mental após a ação; 98,03% indicariam a ação para um colega que não tenha participado; e quando solicitado que dessem uma nota para a ação de 0 a 10, tivemos uma média entre os 3 cursinhos de 9,3.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A experiência proporcionada pelo projeto, realizado pela IFMSA Brazil possibilitou aos envolvidos no projeto, por meio das rodas de conversa, a desconstrução de estigmas acerca de desafios pessoais e da saúde mental. As atividades desenvolvidas nos pré-vestibulares possibilitaram uma maior motivação aos vestibulandos, além de fazê-los refletir sobre o seu estado mental. Ademais, o projeto despertou interesse nos vestibulandos, os quais, futuramente, poderão fazer parte de novas campanhas, para que outros, assim como esses, continuem motivados e cuidando de sua saúde tanto física quanto mental.