Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL: INCÔMODOS E DÚVIDAS MAIS FREQUENTES NA GESTAÇÃO
Thamyres Batista Procópio, Ana Paula Oliveira Gonçalves, Darlene Dias de Sousa Duarte Oliveira, Erika Beatriz Borges Silva, Josué Rodrigues de Sousa, João Otávio Pinheiro Borges, Naiá Estrela Pinheiro, Eliseu da Silva Vieira

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Apresentação: A gravidez é considerada um período de transição onde ocorrem inúmeras e importantes mudanças fisiológicas, anatômicas, metabólicas, hormonais, físicas e emocionais. Durante a gravidez muitas mulheres passam a ter incômodos transitórios e ocasionais que se intensificam, diminuem ou desaparecem no decorrer de cada período gestacional. O intuito desta ação educativa é orientar as mulheres no período gestacional, utilizando uma tecnologia educativa para abordar o tema escolhido, buscando reduzir as dúvidas e queixas mais frequentes. Desenvolvimento do trabalho: Trata-se de um relato de experiência, sobre as ações educativas direcionadas à gestantes, realizadas por um grupo de acadêmicos de enfermagem durante as atividades práticas na disciplina Atenção Integral à Saúde da Mulher. Inicialmente foi elaborado uma ficha de avaliação referente aos incômodos mais frequentes na gestação e posteriormente entregues às gestantes no final de cada consulta de enfermagem para serem preenchidas. As ações educativas foram realizadas em uma unidade de saúde do município de Belém/Pa.  A metodologia utilizada foi a Roda de Conversa e contou com a utilização de cartazes e de um modelo tipo gestante feito de papelão onde foram apresentados as queixas, tais como: náuseas, vômitos, tonturas, pirose, sialorréia, fraquezas, desmaios, dor abdominal, cólicas, flatulência e obstipação intestinal, hemorroidas, corrimento vaginal, queixas urinárias, dificuldade para respirar, mastalgia, lombalgia, cefaleia, sangramento nas gengivas, varizes, câimbras, cloasma gravídico e estrias. No final ocorreu a avaliação das gestantes sobre a ação educativa e posteriormente agendamento das reuniões subsequentes. Resultados e/ou impactos: Diante do exposto, foi possível observar que ao final das ações as usuárias sentiam-se mais confortáveis ao se expressarem sobre o assunto, propiciando uma relação de confiança em partilhar e expor suas particularidades. Considerações finais: No período da gravidez o corpo é sensibilizado causando uma série de desconfortos, sendo evidenciadas por muitos sinais e sintomas que variam na tolerância e intensidade para cada mulher. O emprego de medidas educativas favorecem o processo de aprendizagem, o compartilhamento de experiências e saberes entre o público alvo e os acadêmicos, permitindo a interação e promovendo o esclarecimento e a compreensão do processo de gestação.


Palavras-chave


Educação em saúde; Saúde da mulher; Gestantes