Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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III ENCONTRO AMAZONENSE DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: “O DESVELAR DA PARTILHA À POLITICIDADE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM”
George Lucas Augusto Trindade da Silva, Iago Orleans Pinheiro Monteiro, Karoline Costa de Souza, Nany Camilla Sevalho Azuelo, Wanessa Souza Barbosa, Alessandra Cristina da Silva

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


APRESENTAÇÃO: Objetivou-se relatar a experiência vivenciada por acadêmicos do curso de graduação em enfermagem sobre a organização do III Encontro Amazonense dos Estudantes de Enfermagem (EAEEnf) e sua contribuição para a formação profissional. DESENVOLVIMENTO: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva, referente à vivência de acadêmicos de enfermagem na organização do III EAEEnf, realizado no município de Manaus, Amazonas, no segundo semestre de 2017 na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA-UEA). A realização do referido evento ocorreu a partir da iniciativa dos centros acadêmicos (CAs) de Enfermagem em vigência no estado do Amazonas, pertencentes à Universidade Federal do Amazonas, a Universidade do Estado do Amazonas e Centro Universitário Luterano de Manaus, com o intuito de promover o diálogo entre o corpo discente das Instituições de Ensino Superior (IES) de Enfermagem em nossa região, reafirmando parcerias interinstitucionais. Neste momento, um dos objetivos, foi promover a partilha do discurso, à formação, e a representatividade da profissão no Amazonas. Optou-se pelo tema: “Do ensino de qualidade à formação de Enfermeiros empoderados profissionalmente”. O processo de organização sequenciou-se em três etapas, quais sejam atividades que envolveram as comissões específicas no planejamento do evento, a logística para execução do cronograma nos dias do encontro e, por fim, as demandas exigidas após o evento. No primeiro momento, as comissões foram segmentadas, a partir das indicações dos respectivos CAs, os integrantes foram divididos nas atividades que se aproximavam das suas áreas de atuação. Dessa forma, as comissões integradas nomeadamente, foram: a comissão geral de organização, o financeiro, a divulgação, a comissão de extensão, o credenciamento e a certificação. Os acadêmicos realizavam reuniões com frequência, previamente decidida para discursar e planificar estratégias para o alcance dos resultados propostos. As ações que antecederam o evento exigiram a atuação concomitante da equipe dentro dos aspectos que envolveram investimento financeiro e coparticipação das instituições apoiadoras, envolvidas direta e indiretamente no evento. Ao final do período antecedente foram totalizadas 315 inscrições, sendo deste número 260, o total de participantes, oriundos de todos os cursos de graduação em enfermagem nas 12 IES do estado, inclusive, dos municípios excedentes da capital. A programação iniciou com a oferta de três minicursos com inscrição prévia, sendo estes: “Aspectos essenciais e práticos do processo de enfermagem”, “gasometria arterial: da teoria a prática” e “métodos de pesquisa bibliográfica na construção do conhecimento do discente”. Realizou-se então, a cerimônia de abertura, nesta fizeram-se presentes os membros das entidades representativas da classe estudantil, profissional e formadora da enfermagem Amazonense. Salienta-se, entre os acordos firmados pela organização, a participação do palestrante internacional, Prof. Dr. Luís Manuel da Cunha Batalha, Doutor em Enfermagem e docente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal. O evento iniciou com uma conferência de abertura intitulada: “Formação do Enfermeiro e suas competências”. Posteriormente, ocorreu a palestra “Mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem” e “Formação do enfermeiro para a Atenção Primária à Saúde”. Parte da programação foi dedicada à participação coletiva dos discentes e participantes, na compreensão das concepções dos acadêmicos acerca da formação em enfermagem. Destarte, realizou-se concomitantemente a elaboração da “Carta dos estudantes de Enfermagem do Amazonas às entidades representativas da Enfermagem”, contando com a participação de representantes de classe da enfermagem de seis IES, pois até o presente momento apenas três universidades possuíam centro acadêmico, após o evento a carta foi encaminhada para o departamento de educação da Associação Brasileira de Enfermagem seção Amazonas, com o objetivo de considerarem as demandas destacadas pelos acadêmicos e darem conhecimento destas às demais instituições de ensino do estado. Finalizado, as propostas, ocorreu a entrega do prêmio do concurso de fotografia realizado no site do evento, disponibilizado na página da UFAM/ Escola de Enfermagem de Manaus EEM, intitulado: “Fotografias Estudantis em Enfermagem”. Por fim, para o fechamento do evento, entrelaçou-se nas comissões, e com suas prestações de conta, no financeiro e envio de certificações, assim como, a divulgação dos resultados através do concurso de fotografias, e nas redes sociais a e divulgação da carta construída pelos discentes. RESULTADOS: O impacto da representatividade estudantil na organização do evento possibilitou o fortalecimento da identidade profissional, na conquista da autonomia, e busca da qualificação no processo de formação. Tornando-se crítica e comprometida com seu futuro profissional. Assim, considera-se que os eventos científicos proporcionam espaços de interação entre os estudantes e profissionais da área, assim, como favorece o acesso a novas informações, possibilitando aos discentes o conhecimento teórico-prático, como também estabelecer uma aproximação com os profissionais, nas dimensões: da assistência, do ensino, na gestão dos serviços de saúde, na pesquisa e a inserção do enfermeiro na política.  Proporcionado positivamente, novas ações e perspectivas aos discentes em formação. Desta forma, é nítido observar que os acadêmicos envolvidos contribuíram de maneira profícua na Enfermagem do Amazonas, visto que o evento os proporcionou realizar a I Carta dos Estudantes de Enfermagem do Amazonas, na qual permitiu partilhar pontos positivos e aspectos a serem melhorados nos cursos de profissionalização e as IES de Enfermagem do Amazonas. Os participantes da comissão organizadora, e o público, puderam expor suas opiniões, sendo perceptível à sensibilização sobre a importância da representatividade estudantil, não sendo restringida ao conteúdo de sala de aula, mas com ações extramuros na união de saberes e partilhas de conhecimentos entre os pares. Propiciando o senso crítico-reflexivo perante as demandas dos serviços de saúde e sociedade em geral. Tal espaço de interlocução faz-se notoriamente importante para o desenvolvimento das funções de liderança, que são inexoráveis na atuação do profissional enfermeiro, uma vez que coloca o discente como protagonista das ações de impacto e perspectiva na mudança social. Logo, a organização do EAEEnf viabilizou mudanças no perfil dos discentes, pois a partir de discussões voltadas à formação política, a ciência crítica dos acadêmicos e há possibilidade de novos avanços nas diretrizes curriculares nacionais. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Apreendeu-se que os eventos científicos são importantes instrumentos de construção e propagação da cientificidade que perpassa à práxis da enfermagem. Logo, entender as nuances que entrelaçam a organização de um evento científico é precípuo, pois permite que o acadêmico adquira experiência no trabalho em equipe, na condução de metas e no gerenciamento de pessoas, tornando-o protagonista do seu saber. Portanto, a organização do III EAEEnf permitiu o fortalecimento da participação estudantil na construção de uma enfermagem  pela busca de excelência. Para isso, fez-se necessário que comunidade acadêmica em conjunto às demais representatividades estudantis das IES do Amazonas, unissem-se para a construção deste evento de cunho científico, onde experiências e saberes relacionados à práxis da enfermagem fossem partilhados, com base o trabalho em equipe, que permearam a dinâmica do evento.


Palavras-chave


Enfermagem; Evento; Politicidade