Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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NOVOS CONHECIMENTOS ATRAVÉS DA PESQUISA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Ester Alves de Oliveira, Lowisa Consentini Garcia, Marcela Catunda de Souza Michiles, Thalia Mendonça Cardoso, Sibila Lilian Osis, Selma Barboza Perdomo, Beatriz Graça de Araújo, Victor Nei Vasconcelos Monteiro

Última alteração: 2018-02-05

Resumo


 

Apresentação: Pesquisa pode ser definida como uma investigação sistemática para acrescentar ao saber corrente um conhecimento que seja comunicável e verificável, que inicia a partir de uma pergunta, dúvida ou problema. A pesquisa é sempre um mergulho no desconhecido, motivado ou impulsionado pelo desejo de obter maior conhecimento sobre algo. A iniciação científica dentro da graduação desperta a vocação científica dos acadêmicos e incentiva talentos potenciais nos mesmos, através de sua participação em projetos de pesquisa, além de possibilitar o acesso e a integração do aluno à cultura científica e de desenvolvimento tecnológico e inovação. A iniciação científica é considerada uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores, uma vez que dá ao aluno de graduação a oportunidade de ter o primeiro contato com a prática da pesquisa e ver a aplicação dos conceitos ensinados na sala de aula. A investigação na iniciação científica começa quando o aluno descobre um assunto pelo qual tem muita afinidade atribuída a avidez de ir mais a fundo no assunto e mais tarde poder compartilhá-lo. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicas da área da saúde mediante a pesquisa durante a construção de um projeto de pesquisa. Desenvolvimento: Trata-se de um relato referente à experiência em pesquisa durante o primeiro projeto de iniciação científica. O período de pesquisa para construção do projeto foi de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, sob supervisão e apoio de uma orientadora e uma coorientadora. As pesquisas eram realizadas em casa ou na Universidade do Estado do Amazonas – ESA, quando possível, havendo também reuniões para acompanhamento com as orientadoras e encontros entre as acadêmicas para melhor andamento da pesquisa. Ficando resoluto a utilização de apenas artigos científicos, com datas mais recentes possíveis, para assegurar a veracidade das informações adquiridas. Resultados: A partir dessa experiência as acadêmicas obtiveram não somente novos conhecimentos científicos, como também um olhar mais crítico em relação ao que é publicado, veracidade dos artigos, melhores autores e etc. Houve o descobrimento de novas ferramentas de pesquisa como a Biblioteca Virtual em Saúde, Scielo, Decs, dentre outros. Também a oportunidade de conhecer o manual Vancouver alternativo às normas da ABNT. Além disso, a massante leitura que a pesquisa traz, estimulou a escrita, facilitando o desenvolvimento de ideias, textos e produção de artigos, apresentando também um leque de palavras e termos novos. Conclusão: Trata-se de uma das mais ricas experiências que um estudante de graduação pode ter, pois mesmo que não siga a carreira de pesquisador ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional. "Dominar o desconhecimento" é ainda mais necessário, ou seja, estando diante de um problema para o qual não se tem a resposta pronta, saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, por conta própria, as respostas por meio de pesquisa.


Palavras-chave


pesquisa; conhecimento; investigação