Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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DROGAS? FALA SÉRIO! SAÚDE BUCAL E PREVENÇÃO AO USO DO ÁLCOOL E TABACO, CRACK E OUTRAS DROGAS.
Nara Munik de Oliveira Martins, Déborah Kerline Soares

Última alteração: 2018-01-25

Resumo


Ações que contribuam para o enfrentamento de vulnerabilidades de crianças e adolescentes, promovendo a comunicação entre escola, escolares e equipe de saúde de modo a prevenir o uso e abuso de álcool e outas drogas devem ser priorizadas. OBJETIVO:Realizar atividade em saúde bucal coletiva intersetorial visando a prevenção da cárie dentária e prevenção ao uso do álcool e tabaco, crack e outras drogas. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: participaram 40 alunos de escola pública (Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bitencourt com idade entre 12 e 17 anos, foram aplicados questionários pré-atividades, abordando questões acerca de saúde bucal e conhecimento, acesso e consumo de drogas na escola após essa etapa, procedeu-se a realização de oficinas,  para favorecer a compreensão e a busca de soluções para situações pessoais e comunitárias de opressão (exposição às drogas e não priorização da Saúde bucal). Foram desenvolvidas atividades de educação em saúde bucal coletiva, em ambiente escolar. No primeiro encontro realizou-se atividade com o tema: “A droga imaginária”, com materiais simples e de baixo custo (canetas coloridas e cartolina), mostrou-se que as drogas psicotrópicas são substâncias que atuam no cérebro (ou Sistema Nervoso Central – SNC), modificando a maneira de sentir, pensar e, muitas vezes, de agir, psicotrópico significa atração pelo psiquismo, ou seja, alteram de alguma maneira a mente. Solicitou-se aos participantes que criassem uma droga e a apresentassem de maneira atraente, ao exemplo do que acontece na vida.  No segundo encontro apresentou-se os tipos de drogas e seus efeitos no SNC, solicitou-se aos participantes a construção de uma tabela classificatória (tipos de drogas e efeitos – Lícitas, Ilícitas, depressoras, perturbadoras, estimulantes). No terceiro encontro destacou-se a relação entre uso de drogas e não priorização de cuidados de higiene bucal e corporal. Além dos materiais utilizados nos encontros anteriores incluiu-se imagens de manifestações bucais e alimentos saudáveis, além de pincéis e tintas. Confeccionou-se cartazes e solicitou-se aos participantes a apresentação dos cartazes com destaque para motivação a prevenção ao uso das drogas e promoção da saúde bucal e alimentação saudável. Resultados:  Na avaliação da atividade de educação em saúde 95% gostou da atividade, 90% recomendaria a alguém a atividade e 80% gostaria de participar mais uma vez. O local considerado favorável ao consumo de drogas foi o banheiro da escola e o local de oferta de drogas foi a saída da escola (proximidades), após as atividades houve aumento nos índices de acertos nas questões relativas ao processo da cárie e sequelas devido ao consumo de drogas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A atividade de Educação em Saúde mostrou-se excelente ferramenta voltada aos adolescentes, proporcionando entendimento acerca dos temas e motivação a condutas positivas em saúde bucal e saúd geral, de maneira leve, responsável e participativa.  Os profissionais da saúde bucal devem associar temas interdisciplinares aos temas de saúde bucais mais trabalhados como a cárie dentária, de modo a aproximar a equipe de saúde bucal a comunidade escolar.

 

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Saúde Bucal Coletiva; Drogas