Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Relato de experiência: uso da metodologia da problematização no Eixo Atividade Integrada do curso de Fisioterapia na Universidade do Estado do Pará
João Victor Aguiar da Silva, Robert Douglas Costa de Melo, Cynthia da Silva Pereira, Sheila Silva dos Santos, Ana Luiza do Amaral Sousa, John Henry de Oliveira Vale, Andrei Silva Freitas, Frank Josué Costa do Nascimento

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Relato de experiência acerca do uso da metodologia da problematização no eixo atividade integrada do curso de Fisioterapia na Universidade do Estado do Pará (UEPA) referente ao 4° semestre no ano de 2017 sobre a ótica de um discente. Assim como previsto pelo Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia do ano de 2016, que tem como base a interdisciplinalidade e as metodologias ativas de aprendizagem, o Eixo Atividade Integrada consiste em um eixo de carárter horizontal que visa a integração dos conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas outras modalidades de ensino. Com isso, tem-se como objetivo desse relato, descrever as etapas do processo de atuação do discente na Atividade Integrada durante o 4° semestre. Trata-se de um estudo descritivo, qualitivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência da Fisioterapia aplicada na Saúde da Criança dentro de um Centro de Referência de Saúde na cidade de Santarém-PA. Inicialmente, a turma foi apresentada para quais locais de vivência seriam levados e divididos em subgrupos, as visitas seriam realizadas semanalmente em ambientes diferentes, sendo reservado duas semanas para cada um. O Centro de Referência em Saúde da Criança foi o primeiro cenário de prática visitado, no primeiro dia realizamos a primeira etapa da Metologia da Problematização que consiste na observação da realidade do Centro de Referência, analisamos quais profissionais atuam, os pacientes atendidos, a estrutura física dentre outras observações inclusas também na construção dos pontos-chave para elaboração da teorização dialogada após a visita entre os acadêmicos do subgrupo, o conteúdo pesquisado é socializado com o professor e orientado para a realização da última etapa, a aplicação à realidade, na semana seguinte a visita. A ferramenta e a teorização foram construídas para educação em saúde sobre estimulação precoce voltada para os pais de recém nascidos e bebês atendidos pelo centro de referência. Por fim, evidencia-se a Metodologia da Problematização como uma importante forma de ensino na área da saúde visto que ela integra e torna interdisciplinar os conteúdos estudados ao longo dos semestres.


Palavras-chave


Fisioterapia; Relato de Experiência; Metologias Ativas;