Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CURSO DE ACOLHIMENTO EM REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: INTEGRANDO E COMPARTILHANDO SABERES.
Margarida Araújo Barbosa Miranda, Liana Barcelar Evangelista, Jamison Pereira Nascimento, Maria Helena Pereira Lopes, Anna Nunes Pereira Neta Farias, Malaquias Júnior de Lacerda Nascimento, Rosemeire Vieira Pereira Aquino, Sinvaldo dos Santos Moraes

Última alteração: 2018-01-22

Resumo


Apresentação – Trata-se de uma experiência integrada de qualificação de profissionais da saúde com o objetivo de implantar e/ou implementar o acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades e o acolhimento com classificação de risco na Rede de Atenção à Saúde do Tocantins, de acordo com a Política Nacional de Humanização. Sendo uma demanda dos gestores municipais, por meio do Plano de Ação Regional de Educação Permanente em Saúde/PAREPS. Desenvolvimento – Utilizou-se de metodologias ativas, tendo como princípio estruturante a relação entre processo de trabalho e formação, com valorização do contexto e da prática dos profissionais. Foi realizado na modalidade presencial, com carga horária de 80h, contudo houveram momentos de atividades no território, fomentando processos de educação permanente. As turmas foram organizadas de modo regionalizado, contemplando profissionais dos diferentes pontos de atenção da Rede. A condução ocorreu de modo integrado entre a Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes/ETSUS, Assessoria de Humanização e outras áreas afins. Além de conteúdos previstos pela Política Nacional de Humanização, entre outros, incluiu-se estudos sobre o Protocolo Único de Acolhimento com Classificação de Risco na Rede de Urgência e Emergência do Tocantins. Resultados – Desde o início do Projeto, em 2016, até o ano de 2017, foram contemplados 720 profissionais de municípios que integram as 08 Regiões de Saúde do Estado. Dentre os principais produtos e desdobramentos do Curso, além da integração e compartilhamento de saberes, experiências entre os profissionais, bem como a ampliação do grau de comunicação entres estes, cita-se o Plano de Ação para Implementação/Implantação do Acolhimento com Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades e o Acolhimento com Classificação de Risco nas Redes de Atenção à Saúde do SUS no Tocantins, os Consensos pactuados nas CIR Ilha do Bananal e Bico do Papagaio e a Coordenação Colegiada do Curso que envolve a participação de áreas afins com a temática do Curso . Considerações Finais – A proposta de uma qualificação de modo integrado, envolvendo profissionais de diferentes categorias (Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Médicos, Técnicos de Enfermagem, Assistentes Sociais, Psicólogos, Cirurgiões Dentistas, entre outros), dos diversos pontos da Rede de Atenção (Unidades Básicas de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento, Hospitais, Centros de Atenção Psicossocial, Serviços de Atendimento Médico de Urgência, entre outros), contribuiu para a ampliação no grau de comunicação e por conseguinte, para o fortalecimento das ações que visam o Acolhimento com Avaliação de Riscos e Vulnerabilidades e da Classificação de Riscos na Rede de Atenção à Saúde do Tocantins.


Palavras-chave


Formação Continuada e Educação Permanente; Metodologias ativas na formação de trabalhadores de saúde; Práticas inovadoras na formação para o SUS.