Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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A PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE A APLICABILIDADE DO PROCESSO DE ENFERMAGEM A NÍVEL HOSPITALAR
Débora Pimentel Silva da Silva, Yasmin Brabo de Lima, Gabriella Oliveira Lima, Joanna Angélica Azevedo Oliveira, Hilma Solange Lopes Souza

Última alteração: 2018-01-26

Resumo


Apresentação: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) pode ser compreendida como um instrumento científico o qual o enfermeiro dispõe para aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e humanos na assistência aos pacientes. O seu uso possibilita a aplicação dos fundamentos teóricos da enfermagem na prática, ordenando e direcionando o cuidado de forma individualizada, personalizada e humanizada. As classificações utilizadas para aplicação do Processo de Enfermagem (PE) demandam julgamento clínico e tomada de decisão, que precisam ser ensinados e aprendidos nos cursos de formação. Assim, objetiva-se verificar a percepção do acadêmico de enfermagem a respeito da aplicação da SAE no seu processo de cuidado a nível hospitalar. Desenvolvimento: Trata-se de uma pesquisa de campo, de enfoque qualitativo, transversal, de característica exploratória. O cenário da pesquisa foi um Hospital Universitário em Belém-Pará. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada realizada com vinte acadêmicos de enfermagem do último semestre do curso em estágio nas enfermarias de clínica médica e doenças infecto-parasitárias. Resultados: Avaliou-se que a maioria dos discentes desta pesquisa possui um conhecimento deficiente e fragmentado acerca do PE, entendendo-o apenas como uma sequência de etapas, as quais grande parte dos discentes não consegue nomear, com as terminologias adequadas. Assinalou-se entre as dificuldades a reduzida prática sobre o tema, a necessidade do uso dos manuais, diferentes didáticas adotadas entre docentes e poucos materiais publicados sobre o assunto. O resultado aponta a necessidade dos cursos de graduação de enfermagem determinar a temática como prioritária em suas atividades curriculares. Considerações Finais: Entende-se a relevância do Processo de Enfermagem, considerando indispensável que o aprendizado seja participativo, no qual o docente e o discente estejam articulados na realização do aprimoramento do saber, para que seja uma prática inerente ao profissional enfermeiro, e a academia seja um reflexo disso.


Palavras-chave


Sistematização da Assistência de Enfermagem; Processos de Enfermagem; Conhecimento