Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO DE VIVÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES HISTÓRICAS DE SAÚDE
Frederico Viana Machado, Iasmin Oliveira Carneiro, Vitória Dávilla Pedroso, Bruna Saraiva da Silva

Última alteração: 2017-12-14

Resumo


RESUMO: Apresentação: O presente trabalho articula ensino/pesquisa/extensão, por meio de uma pesquisa avaliativa de um projeto de extensão que aplica metodologias participativas de ensino no campo da saúde e que tem como pano de fundo a democratização das relações entre estudantes, gestores, trabalhadores e usuários. Serão apresentados os resultados de uma pesquisa de avaliação do impacto formativo e reflexivo em participantes do projeto de extensão “Evolução das Instituições de Saúde”, desenvolvido pelo Laboratório de Políticas Públicas, Ações Coletivas e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande Sul (LAPPACS/UFRGS). Este projeto aborda a história e as práticas das instituições de saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana, como estratégia pedagógica para superar desafios do ensino em saúde, dentre eles, a distância entre teoria e prática, a interdisciplinaridade, os elementos históricos e subjetivos da produção pedagógica, bem como a implicação e percepção dos aspectos políticos da relação entre as instituições públicas e a sociedade. Além de instituições de saúde, a ação também visa conhecer organizações cuja história possa expressar os diferentes contextos de construção das políticas públicas que tenham relação com a institucionalização de práticas de saúde no Brasil. São realizadas vivências em instituições históricas, como por exemplo: Hospital Santa Casa de Misericórdia e Hospital Psiquiátrico São Pedro. As visitas são guiadas por um profissional do serviço de saúde e são realizadas aos sábados, para atender à demanda dos discentes de cursos noturnos e que trabalham. Desenvolvimento: Para a avaliação deste projeto, utilizamos metodologias qualitativas, como entrevistas semi-estruturadas, questionário aberto e um grupo focal com os participantes de uma das edições do projeto. Resultados: Os principais elementos encontrados na categorização dos dados foram: 1) percepções de que as políticas públicas mudam e são construídas; 2) relação teoria e prática; 3) estigma\preconceito\discriminação; 4) evolução e avaliação das políticas de saúde; 5) Interdisciplinaridade; 6) Implicação e empatia. Considerações Finais: Os participantes apresentaram relações positivas entre os conteúdos trabalhados pelo projeto em todas as categorias analisadas ressaltando a importância das experiências vivenciadas para a elaboração de temas sensíveis e para uma aprendizagem significativa.