Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
CONTRIBUIÇÃO PARA PREVENÇÃO DO SUICÍDIO NA PERSPECTIVA DOS/AS PSICÓLOGOS/AS E PSIQUIATRAS ATUANTES NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA.
Anchielle Crislane Henrique Silva, Noemia Paranhos Bastos Isensee Neta, Nayane Vasconcelos Sodré Coelho, Fabiana Regina Da Silva Grossi

Última alteração: 2017-11-14

Resumo


O suicídio se apresenta como um grave problema de saúde pública, pelo seu crescente número de ocorrências. Diante deste panorama, torna-se relevante identificar precocemente sob a ótica dos profissionais os fatores que influencia no comportamento suicida, a fim de definir medidas preventivas para reduzir tal risco e impedir o suicídio. O objetivo geral desse estudo, é identificar como os/as psicólogos/as e psiquiatras atuantes na rede pública de saúde mental do município de Barreiras-Bahia contribuem na prevenção do suicídio. Portanto, observou-se que o nível de capacitação e o preparo dos profissionais da área de saúde podem contribuir de forma sistemática na estratégia de prevenção, pois através da sua qualificação estarão aptos a compreender o fenômeno e identificar fatores que levam ao comportamento suicida, intervindo com medidas protetivas que visa minimizar os riscos. Além de identificar o acolhimento, a empatia como técnicas em primeiros cuidados com o paciente, observou-se como meio de prevenção e intervenção técnicas de abordagem cognitiva comportamental e intervenções interacionais com as famílias em terapia familiar sistêmica. A pesquisa utilizou o método qualitativo de caráter exploratório e a aplicação de entrevistas semiestruturadas a psicólogos/as e psiquiatras que atuam na área da saúde mental. Sendo esta, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) com número de CAAE: 68735617.3.0000.5026. Percebe-se que a prevenção do comportamento suicida é um grande desafio não só para a área de saúde mental, mas para sociedade como um todo por se tratar de um fenômeno de propriedade complexa, ainda percebido como um “tabu”, seja por aspecto religioso, cultural ou social, perpetuando dessa forma o despreparo e a negligencia acerca da suicidologia. Sendo assim, pretendemos com o estudo contribuir de maneira cientifica para que a temática suicídio seja compreendida livre de estigmas, e passível de prevenção, visando um conhecimento mais objetivo sobre estas questões, diminuindo dessa forma, as distorções que geram preconceitos e ideias errôneas em torno do fenômeno.


Palavras-chave


prevenção, suicido, técnicas, saúde mental