Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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AGIR EDUCATIVO CUIDATIVO NO COMPLEXO AQUÁTICO DA UEPA CAMPUS SANTARÉM-PA-BRASIL
Juliana Farias Vieira, Franciane de Paula Fernandes, Nathaly Silva Freitas, Rafaela de Souza Santos Carvalho, Raiane Cristina Mourão do Nascimento, Remita Viegas Vieira, Sheyla Mara Silva de Oliveira, Zaline de Nazaré Oliveira de Oliveira

Última alteração: 2017-12-15

Resumo


Introdução: A saúde é determinada pelo completo bem estar físico, mental e social. Considerando este contexto, tornou-se importante para o tratamento de qualquer doença justificar o impacto social, físico e psicológico que o quadro de evolução do paciente exige, aumentando assim a preocupação com as repercussões de patologias sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Diante disso, temos o exemplo da água como um grande potencial de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada a determinadas regiões corporais, opera modificações que atingem em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre a termorregularização corpórea, ação esta presente no tratamento hidroterápico. Objetivo: Descrever a experiência da atuação da enfermagem em um projeto de extensão universitária. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará - Campus XII Santarém. A experiência refere-se ao projeto agir educativo cuidativo no complexo aquático da UEPA-Campus XII direcionado para a comunidade acadêmica bem como usuários do Sistema Único de Saúde. Resultados: A educação em saúde (agir educativo) foi desenvolvida com a abordagem interdisciplinar mediante necessidades em saúde evidenciadas através da consulta de enfermagem. O acolhimento humanizado e escuta sensível da equipe de enfermagem oportunizava um cuidado diferenciado. Na consulta de enfermagem (agir cuidativo) foi possível realizar a sistematização da assistência de enfermagem, e suas respectivas evoluções de enfermagem, além da organização e gerenciamento do serviço para o bom andamento das atividades do projeto. Considerações finais: A experiência no projeto de extensão universitária foi de grande valia para a prática de enfermagem além de proporcionar uma integração ensino-serviço-comunidade. O projeto oportunizou momentos de aprendizado pessoal, profissional e uma aproximação com o usuário do sistema único de saúde que relatavam melhora do quadro clínico no decorrer das atividades do projeto. Além disso, como experiência voluntária, a prática do atendimento realizado pelos universitários na hidroterapia contribuiu bastante para o desenvolvimento de técnicas em enfermagem.


Palavras-chave


Enfermagem, Agir Educativo, Experiência.