Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2017-12-15
Resumo
Introdução: A saúde é determinada pelo completo bem estar físico, mental e social. Considerando este contexto, tornou-se importante para o tratamento de qualquer doença justificar o impacto social, físico e psicológico que o quadro de evolução do paciente exige, aumentando assim a preocupação com as repercussões de patologias sobre a qualidade de vida dos indivíduos. Diante disso, temos o exemplo da água como um grande potencial de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada a determinadas regiões corporais, opera modificações que atingem em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre a termorregularização corpórea, ação esta presente no tratamento hidroterápico. Objetivo: Descrever a experiência da atuação da enfermagem em um projeto de extensão universitária. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido por discentes e docentes da Universidade do Estado do Pará - Campus XII Santarém. A experiência refere-se ao projeto agir educativo cuidativo no complexo aquático da UEPA-Campus XII direcionado para a comunidade acadêmica bem como usuários do Sistema Único de Saúde. Resultados: A educação em saúde (agir educativo) foi desenvolvida com a abordagem interdisciplinar mediante necessidades em saúde evidenciadas através da consulta de enfermagem. O acolhimento humanizado e escuta sensível da equipe de enfermagem oportunizava um cuidado diferenciado. Na consulta de enfermagem (agir cuidativo) foi possível realizar a sistematização da assistência de enfermagem, e suas respectivas evoluções de enfermagem, além da organização e gerenciamento do serviço para o bom andamento das atividades do projeto. Considerações finais: A experiência no projeto de extensão universitária foi de grande valia para a prática de enfermagem além de proporcionar uma integração ensino-serviço-comunidade. O projeto oportunizou momentos de aprendizado pessoal, profissional e uma aproximação com o usuário do sistema único de saúde que relatavam melhora do quadro clínico no decorrer das atividades do projeto. Além disso, como experiência voluntária, a prática do atendimento realizado pelos universitários na hidroterapia contribuiu bastante para o desenvolvimento de técnicas em enfermagem.