Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: UMA NOVA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESTUDANTES.
Elielson paiva sousa, Heliton matos da silva, Melissa barbosa martins, Viviane albuquerque farias, erika rêgo da cruz, Dirce nascimento pinheiro

Última alteração: 2017-11-20

Resumo


A violência é uma das principais causas de morbidade e mortalidade no mundo e no Brasil. Dentro deste contexto, a violência contra mulher é um tema amplamente discutido na sociedade atual, e considerado um problema de saúde pública. A abordagem sobre a violência contra mulher constituiu uma importante estratégia de educação em saúde nas escolas haja vista que os casos de violência contra a mulher estão presentes no cotidiano das famílias. No Brasil com base nos preceitos constitucionais de 1988, foi instituída a Lei Maria da Penha Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, a qual cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Além do arcabouço legal se faz necessário dialogar e discutir o tema “violência” para fortalecer os laços familiares e cultivar o amor, o respeito e a dignidade entre os entes da família. Sem dúvida, a escola é um espaço importante de compartilhar conhecimento e de união familiar. Objetivo: Empoderar o conhecimento dos estudantes acerca da temática “violência contra a mulher” Descrição da experiencia: trata-se de um relato de experiência de uma atividade educativa sobre violência contra mulher com alunos do ensino médio vivenciado por acadêmicos de enfermagem da Universidade Federal do Pará através de um projeto de extensão fundamentado na educação em saúde para adolescente em uma escola pública da periferia, no dia 14/09/2017. Que surgiu pela necessidade de levar informação sobre violência contra mulher para estudantes de escola pública em Belém, Pará, Brasil. Para a ação proposta foi utilizado um questionário de 10 questões sobre as principais dúvidas a respeito da violência contra mulher, um vídeo mostrando sua incidência e cinco faixas de TNT de cores diferentes para dividir a sala em cinco grupos. Para despertar maior participação deles foi feito uma disputar entre os grupos em que o ganhador seria premiado, com isso foi feito as perguntas e de acordo com suas respostas era discutido o assunto, parabenizando com as respostas certas e desmitificando vários duvidas ou colocações inadequadas e sempre que preciso foram acrescentadas novas informações para eles. No final foi premiado o grupo ganhador e teve o enceramento. Resultados: os alunos foram muitos participativos e observamos que eles tinham muito conhecimento sobre o assunto, porém tinham algumas dúvidas e mitos sobre o assunto, também notamos que foi um assunto tocante para alguns alunos que durante a dinâmica começaram a chorar e no final contaram que em suas famílias esse ato já havia acontecido. Considerações finais: com isso, observamos a importância de escutar o que cada pessoa tem a contribuir, e não levar algo pronto que achamos que eles não sabem. Assim podemos identificar as brechas de informações que aquelas pessoas tinham e assim levamos o conhecimento de algo que eles realmente necessitavam. Além de perceber a importância da ação educativa para o empoderamento dos indivíduos.


Palavras-chave


violência contra mulher; educação em saúde; enfermagem