Associação da Rede Unida, 13º Congresso Internacional Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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COMPARTILHANDO SABERES SOBRE A CAXUMBA: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Amanda Sthefpanie Ferreira Dantas, Jayme Renato Maia Abreu Cordeiro, Bárbara Lima Santos, Elielson Paiva Sousa, Erika Rêgo da Cruz, Geyse Aline Rodrigues Dias

Última alteração: 2017-12-07

Resumo


Apresentação: A educação em saúde possui uma grande importância diante das necessidades de saúde da população, visto o impacto transformador que pode causar nas diversas realidades, assim exerce uma relevante influência no âmbito dos serviços de saúde. Nesse sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de processos educativos em saúde problematizadores, voltados para as necessidades de saúde apresentadas pela população, nessa conjuntura, utilizou-se o Arco de Maguerez para problematizar a realidade vivenciada. Sendo este organizado em 5 etapas, nas quais devem ser feitas de forma crescente para a obtenção da resolução dos problemas que deram origem a inquietação do sujeito. E essas 5 fases define-se como a observação da realidade e identificação dos problemas, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e por fim a aplicação à realidade. Tendo como base os benefícios das ações educativas em saúde, juntamente com o auxílio do Arco de Maguerez, os acadêmicos passaram a elaborar atividades que levassem em consideração a realidade na qual o público alvo estivesse inserido. E, partindo desse pressuposto, disponibilizavam alguns temas referentes à saúde, deixando que próprio público identificasse os assuntos que mais lhe causavam dúvidas, elegendo-o como a pauta principal da ação a ser desenvolvida. Desse modo tornou-se mais prático o processo de teorização a respeito dos possíveis fatores de causas e consequências da temática proposta, a construção das hipóteses para uma possível solução das problemáticas encontrados e por fim aplicar à realidade do público. A respeito do tema, o público optou por “Caxumba: causas e Consequências”, essa que é uma inflamação das glândulas parótidas, submaxilares e sublinguais, assim como pode atingir partes do sistema nervoso e outros órgãos. E tal inflamação é causada por um vírus pertencente à família Paramyxovirus, esse que provoca uma infecção de caráter agudo, podendo ser transmitido por vias aéreas, por meio da disseminação de gotículas salivares. Sendo que o principal sintoma da Caxumba é o inchaço das glândulas, na qual causa uma considerável elevação de um ou dos dois lados da face, aumento da temperatura corpórea culminando em febre, cefaleia, fadiga, inapetência, dor ao mastigar e deglutir. E um dos fatores mais preocupantes gerados pela infecção é a contaminação em mulheres no primeiro trimestre gestacional, pelo fato de propiciar o abortamento espontâneo. Tais mazelas, causadas por esse vírus, demonstram o quanto a educação em saúde, se faz de suma importância para o empoderamento da população, na medida em que quanto mais o usuário ter informações de como se prevenir e evitar contrai-la, mais rápida poderá ser a diminuição dos surtos de Caxumba. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem durante o desenvolvimento de uma ação educativa sobre a Caxumba no âmbito da Atenção Primária da Saúde. Descrição da experiência: Trata-se de um relato de experiência de natureza descritiva que visa afirmar a importância das ações educativas em saúde como um ferramenta de apoio para a prevenção e promoção de agravos em nível de Atenção Primária de Saúde. E o estudo foi vivenciado pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de enfermagem, da Universidade Federal do Pará, durante o mês de julho de 2017, em uma Unidade Básica de Saúde da periferia de Belém, durante as aulas práticas da atividade curricular de Processos Educativos em Enfermagem I, possuindo como público-alvo os usuários de uma sala de espera. Inicialmente, os usuários foram questionados se já haviam tido algum contato com o vírus da Caxumba, ou por contato com outras pessoas infectadas ou se já haviam sido contaminados anteriormente, onde a maioria afirmou positivamente a primeira indagação. Partindo desse resultado, foram utilizados recursos que facilitassem a compreensão da temática, como o “Caxumbaldo” onde este foi construído pelos acadêmicos utilizando folha isopor, tinta e balões para a exemplificação de um humano com a Caxumba. O boneco foi moldado a partir da folha de isopor, o rosto foi desenhado e pintado, dessa forma obtendo uma aparência mais realista de uma face humana. E no fim da ação, os balões de cor vermelha foram acoplados no lado esquerdo do rosto do boneco para ilustrar as glândulas inflamadas derivadas de uma infecção por vírus Paramyxovirus. E essa tecnologia auxiliou na ilustração de como seriam os sintomas de pessoa caso esta fosse infectada pelo vírus, além de prender a atenção do público durante a dinâmica e assim possibilitando uma maior interação e troca de informações com os usuários. Resultados e/ou impactos: A ação educativa obteve-se excelentes repercussões nas quais satisfizeram os objetivos propostos pela dinâmica, pois os usuários aceitaram o tema abordado pelos discentes com muita atenção, mostrando-se bastantes ativos e participativos, sanando muitas dúvidas sobre a enfermidade. E foi percebido que o público possuíam muitas dúvidas a respeito da forma de transmissão da Caxumba, onde logo foi informado que a infecção ocorre por meio de gotículas expelidas por pessoas contaminadas, principalmente pela saliva, e que dessa forma os talheres utilizados pelos doentes deveriam ser separados durante o período de contaminação, devendo serem sempre lavados com água e sabão após o seu uso. Foi também frisado que por ser um vírus o tratamento da doença é mais voltada mais ao combate dos sintomas, como a febre, na medida em que o próprio sistema imunológico do indivíduo se encarregará de eliminar o invasor. Considerações finais: Observamos que o esclarecimento das dúvidas da população quanto as formas de contaminação e tratamento da Caxumba faz-se extrema necessidade, pelo fato dessa ainda possuir pouco conhecimento a respeito de como se prevenir de forma prática e eficiente. Também foi possível perceber que a educação em saúde é uma estratégia fundamental para a prevenção e promoção da saúde no contexto da atenção primária, visto o envolvimento positivo dos usuários frente à temática abordada. E foi perceptível que o desenvolvimento e uso de tecnologias que visem facilitar e exemplificar as informações compartilhadas com o público-alvo, faz-se de suma importância no desenvolvimento de uma ação educativa em saúde eficaz, visto que por meio dessa o público poderá visualizar e fixar de forma mais pratica as informações repassadas. Observou-se ainda, que ao fazer uso de um planejamento a partir do Arco de Maguerez, a construção de uma ação educativa em saúde torna-se mais direcionada, pelo fato de levar em consideração as necessidades expostas pelo público-alvo, este que por eleger o tema a ser abordado passa a ser mais ativo durante a ação expondo dúvidas e compartilhando seus saberes experiências.


Palavras-chave


Educação em Saúde, Caxumba, Promoção da Saúde