Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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4ª Semana do Cérebro: desafios durante a pandemia
Gabriela Garcia de Carvalho Laguna, Beatriz Souza Martins, Jardel de Almeida Monteiro, Rebeca Gabrielle Almeida Maciel, Álvaro Luiz dos Santos Araujo, Patrícia da Silva Oliveira

Última alteração: 2021-12-16

Resumo


A Semana do Cérebro é uma iniciativa global, coordenada pela Dana Alliance for Brain Initiatives e promovida no Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, que ocorre anualmente em diferentes espaços, como universidades, tendo como objetivo difundir conhecimentos sobre as neurociências. Os eventos ocorrem em âmbito nacional há 10 anos e, na Universidade Federal da Bahia (UFBA-IMS/CAT), esse ano foi realizada a 4° edição, pela primeira vez de forma online. Relata-se a experiência da culminância da 4ª Semana Cérebro da UFBA/IMS-CAT, como disparadora para o debate das neurociências e promotoras de saúde mental durante a pandemia de COVID-19. A pandemia de COVID-19, exigiu medidas de contenção da disseminação do coronavírus, principalmente o isolamento social. O maior tempo em domicílio, destacou a importância da natureza para a saúde cerebral. Nesse sentido, as atividades do evento tiveram como tema norteador “Natureza e o Cérebro” e seriam nos dias 15 a 22 de março. No entanto, decidiu-se adiar o evento para melhor organização. Assim, a Semana foi realizada virtualmente pela Liga Acadêmica de Neurociências (Neuroliga UFBA-IMS/CAT) entre os dias 05 e 09 de abril de 2021. Nesse contexto, o evento teve por princípio disseminar informações sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde psíquica e sugerir ações simples e resolutivas para enfrentar os desafios do isolamento. Diante disso, pequenos vídeos lúdicos foram elaborados e publicados diariamente nas redes sociais da NeuroLiga com os temas: Alimentos que melhoram funções cognitivas; Impactos da poluição no cérebro; Benefícios do exercício ao ar livre e Benefícios de terapias mediadas por animais. Todas as etapas do trabalho, desde a escolha e organização das atividades, seleção do conteúdo, confecção do roteiro, formatação e publicação dos vídeos foram realizadas pelos alunos. O encerramento do evento envolveu uma palestra conduzida por uma especialista com o tema “Plantas nos processos terapêuticos: da natureza à cozinha” no formato de conferência online. As atividades promoveram troca de conhecimentos, discussões e interesse do público sobre o tema e a ciência de modo geral. A produção e exibição dos vídeos incentivaram a discussão de temas que correlacionam a ciência e o estilo de vida das pessoas. Nesse viés, ao explorar atividades cotidianas e apresentar a forma com que elas podem impactar positivamente na qualidade de vida do indivíduo e da comunidade foi possível construir uma análise embasada na ciência e que aproxima discentes e comunidade, uma vez que insere evidências científicas em práticas de conscientização e de fácil acesso. Assim, foi possível realizar uma promoção da saúde física e mental por meio do incentivo e da disseminação dos benefícios das atividades propostas. A realização das atividades em  plataformas digitais, permitiu abranger um maior número de pessoas, ampliando o debate acerca das neurociências. Ademais, proporcionou aos discentes o exercício de promover saúde mental em um contexto sociopolítico e de saúde no qual o sofrimento mental não é exceção, reafirmando o compromisso universitário em formar cidadãos que atuem de modo inovador e resolutivo a partir das necessidades da população.