Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
: Educação Interprofissional evidenciando os deveres e os desafios da oftalmologia
Lucas Carlos de Almeida, Mateus Augusto Ponsoni, Karyane Allen Oliveira da Silvav, Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior, Eduardo Davyd de Oliveira Silva

Última alteração: 2021-12-17

Resumo


Ao longo da graduação em medicina e da formação profissional do aluno, a busca por conhecimento e, principalmente, por aprofundamento nos saberes práticos é responsável pela capacitação do futuro médico e pelo seu bom desempenho no campo de trabalho. Entretanto, tal realidade, na maioria das vezes, é mitigada pela falta de oportunidade, seja ela econômica ou educacional, e/ou pela escassez de campos destinados à prática médica em parte do território nacional, a exemplo de cidades do interior que possuem pouca verba e infraestrutura, principalmente no que tange especialidades específicas como oftalmologia.

Nesse sentido, no ano de 2021, a mentoria do programa Padrinho Med foi fulcral para o acesso estudantil ao conhecimento supracitado, haja vista que o programa tem como objetivo conectar médicos e estudantes de medicina, visando compartilhar conhecimentos de uma determinada área de formação tanto em campo teórico quanto prático, diminuindo, dessa forma, os déficits encontrados ao longo da graduação, principalmente em Universidades Públicas. O programa teve uma importância ainda maior em época de pandemia, a qual foi responsável por uma intensificação das dificuldades educacionais e do fechamento temporário de várias faculdades, deixando os alunos sem contato com matérias práticas.

Durante as mentorias voltadas à especialização em oftalmologia clínica, ligada ao eixo de educação interprofissional, foram abordadas, pelo Dr. Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior - por meio de palestras, aulas e casos clínicos - subespecialidades como: uveíte, plástica ocular, glaucoma, estrabismo, córnea, retina, visão subnormal, cirurgia refrativa, oftalmopediatria e lente de contato.

Experiências tanto em ambulatório quanto em centros cirúrgicos foram priorizadas com o objetivo de assimilar conhecimentos e desafios de urgências oculares e de fixar as principais condutas clínicas nas diversas patologias. Sob a perspectiva prática foram elucidadas as urgências mais comuns em um plantão, tais como corpo estranho, conjuntivites e uveítes, mas, abrangendo também casos mais específicos como lacerações, perfurações, traumas e descolamento de retina.

Para efeito de organização, existe um protocolo específico semanal para que alguns procedimentos cirúrgicos sejam realizados e tratados. No que diz respeito ao campo de pesquisa de mestrado, com ênfase em transplante de córnea, avalia-se o perfil epidemiológico das córneas concedidas ao banco de olhos na cidade de Uberlândia/MG, bem como os procedimentos realizados no hospital regional. Ademais, foram aportados, no período da residência, os deveres de um R1, R2 e R3.

A priori, o R1 é responsável por procedimentos cirúrgicos, a exemplo de pterígio, calazio e Crosslinking, além de todas as questões burocráticas envolvidas no processo de internação e avaliação de pacientes na enfermaria e exames e propedêutica. Já o R2 é responsável pelos pareceres, que são interconsultas na oftalmo, cirurgias como cataratas, cirurgia plástica, glaucoma e cirurgias a laser, OCT (Tomografia de coerência óptica) e campo visual. Por fim, o R3 mantém todas as cirurgias, com exclusividade às cirurgias de córnea, que são, basicamente, os transplantes realizados e, também, procedimentos como laser de retina e ultrassom ocular.

A posteriori, para finalizar o período de apadrinhamento e oferecer maior aprendizado e experiência prática, foi oferecida a possibilidade de, durante o recesso acadêmico, acompanhar o Dr. Pedro Hélio Estevam Ribeiro Júnior em sua rotina médica no campo da oftalmologia.

Deixando claro, portanto, que o programa Padrinho Med cumpre com sua função de aproximar o estudante de medicina à realidade profissional de médicos formados e especializados, aumentando os saberes adquiridos e amenizando algumas lacunas deixadas ao longo da graduação, a exemplo de apresentar aos afilhados o mercado de trabalho, a rotina e a qualidade de vida enquanto médicos oftalmologistas.