Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2021-12-21
Resumo
Introdução: A pandemia da COVID-19 determinou medidas de controle da disseminação do coronavírus em todo o mundo. No Brasil, autoridades das três esferas governamentais, por meio de decretos, estabeleceram medidas que impactaram no cotidiano de todos os indivíduos, instituições públicas e privadas, grupos populacionais específicos, de modo a minimizar os impactos negativos que a pandemia traria à população, tais como distanciamento social e suspensão de atividades presenciais em intuições de ensino, incluindo as universidades. Para dar continuidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão e administrativas, diferentes instituições de ensino superior passaram a utilizar o trabalho remoto, garantindo atendimento ao corpo social. Esse foi o caso da Comissão Permanente UFRJ-Macaé́ Acessível e Inclusiva (CPAI), instância consultiva, vinculada a Decania do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), cujo objetivo principal é promover e apoiar a inclusão e acessibilidade de estudantes e servidores com deficiência no CM UFRJ – Macaé. Objetivo: Apresentar as ações da CPAI durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo descritivo e exploratório a partir do relato da experiência deste grupo de autores, que inclui docentes, técnicos e discentes membros da CPAI. Foram reportadas as principais ações realizadas entre abril de 2020 e novembro de 2021. Uma relatora consolidou os relatos e enviou o texto para o grupo realizar a leitura final. Resultados: No período da pandemia, a CPAI continuou realizando reuniões mensais; respondeu aos contatos de estudantes com deficiência e de coordenações de cursos com pessoas com deficiência (PcD) em seu corpo social, na busca por apoio e informações; elaborou materiais sobre a PcD voltados ao corpo social para utilização durante e após a pandemia; participou dos principais eventos acadêmicos da UFRJ e de eventos externos. Houve ainda mudanças em sua composição, mantida a representatividade. Ampliou-se a equipe de comunicação, com colaboradores externos, que estão atuando na expansão do perfil da CPAI na rede social Instagram, por ser uma importante ferramenta de visibilidade e orientação com a sociedade. Conclusão: As atividades da CPAI foram mantidas e realizadas de forma remota, com êxito, durante a pandemia, atendendo demandas de estudantes, servidores, dos cursos e da decania. A continuidade das ações de acessibilidade e inclusão da PcD são pilares norteadores que permitiram garantir a permanência de estudantes na universidade e não pode ser interrompida, principalmente nas adversidades, pois trata-se de população especialmente vulnerável. O direito dos estudantes com deficiência a cursarem o ensino superior é previsto em lei, cabendo a comissão ajudar da melhor forma possível no atendimento a esse direito.
Palavras-chave: pessoa com deficiência; inclusão; ensino superior.