Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Ações de uma comissão voltada a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência em um Centro Universitário durante a pandemia da COVID-19
Uliana Pontes, Rosangela Ribeiro Magnani Diogo, Inês Leoneza de Souza, Cherrine Kelse Pires, Jane de Carlos Santana Capelli, Valéria Nunes Belmonte, Carolina de Oliveira Ramos Vargem, Ďéborah Machado dos Santos

Última alteração: 2021-12-21

Resumo


Introdução: A pandemia da COVID-19 determinou medidas de controle da disseminação do coronavírus em todo o mundo. No Brasil, autoridades das três esferas governamentais, por meio de decretos, estabeleceram medidas que impactaram no cotidiano de todos os indivíduos, instituições públicas e privadas, grupos populacionais específicos, de modo a minimizar os impactos negativos que a pandemia traria à população, tais como distanciamento social e suspensão de atividades presenciais em intuições de ensino, incluindo as universidades. Para dar continuidade as atividades de ensino, pesquisa e extensão e administrativas, diferentes instituições de ensino superior passaram a utilizar o trabalho remoto, garantindo atendimento ao corpo social. Esse foi o caso da Comissão Permanente UFRJ-Macaé́ Acessível e Inclusiva (CPAI), instância consultiva, vinculada a Decania do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé (CM UFRJ-Macaé), cujo objetivo principal é promover e apoiar a inclusão e acessibilidade de estudantes e servidores com deficiência no CM UFRJ – Macaé. Objetivo: Apresentar as ações da CPAI durante a pandemia da COVID-19. Métodos: Estudo descritivo e exploratório a partir do relato da experiência deste grupo de autores, que inclui docentes, técnicos e discentes membros da CPAI. Foram reportadas as principais ações realizadas entre abril de 2020 e novembro de 2021. Uma relatora consolidou os relatos e enviou o texto para o grupo realizar a leitura final. Resultados: No período da pandemia, a CPAI continuou realizando reuniões mensais; respondeu aos contatos de estudantes com deficiência e de coordenações de cursos com pessoas com deficiência (PcD) em seu corpo social, na busca por apoio e informações; elaborou materiais sobre a PcD voltados ao corpo social para utilização durante e após a pandemia; participou dos principais eventos acadêmicos da UFRJ e de eventos externos. Houve ainda mudanças em sua composição, mantida a representatividade. Ampliou-se a equipe de comunicação, com colaboradores externos, que estão atuando na expansão do perfil da CPAI na rede social Instagram, por ser uma importante ferramenta de visibilidade e orientação com a sociedade. Conclusão: As atividades da CPAI foram mantidas e realizadas de forma remota, com êxito, durante a pandemia, atendendo demandas de estudantes, servidores, dos cursos e da decania. A continuidade das ações de acessibilidade e inclusão da PcD são pilares norteadores que permitiram garantir a permanência de estudantes na universidade e não pode ser interrompida, principalmente nas adversidades, pois trata-se de população especialmente vulnerável. O direito dos estudantes com deficiência a cursarem o ensino superior é previsto em lei, cabendo a comissão ajudar da melhor forma possível no atendimento a esse direito.

Palavras-chave: pessoa com deficiência; inclusão; ensino superior.