Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Influência da elaboração de ações de educação em saúde na formação médica: um relato vinculado ao Programa Saúde do Escolar
Ruth Paganini Rodrigues, Luísa Perdigão Zigoni, Otávio Martinelli, Ramona Dutra Uliana, Thaís Pires Togneri, Thuani Canalli, Gracielle Pampolim

Última alteração: 2022-01-28

Resumo


Apresentação: O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia governamental para a promoção, prevenção e atenção à saúde junto aos estudantes da Educação Básica. O presente relato, desenvolvido por seis alunos do segundo período de medicina, tem por objetivo mostrar de que forma a metodologia das Agendas de Educação e Saúde foi implementada na Escola Municipal Edna de Mattos Siqueira Gaudio, situada no bairro Jesus de Nazareth em Vitória-ES, no ano de 2021. Desenvolvimento: Inicialmente, nosso grupo, que já conhecia e atuava na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, foi à escola para conversar com a pedagoga e entender quais eram as principais demandas das crianças naquele momento. Após uma apresentação detalhada do cotidiano dos alunos daquela escola, entendeu-se que era necessário abordar os temas: Educação sexual, violência e desenvolvimento pessoal. Além disso, o tema COVID19 também foi trabalhado, pois trata-se de um tema prioritário da Agenda esse ano. No que tange à realidade de um bairro periférico, é de conhecimento geral que os determinantes e condicionantes de saúde do local estão diretamente relacionados à visão de mundo que esses jovens têm, pois estes tendem a se basear e a reproduzir os pensamentos e as atitudes tidas como normal na comunidade. Esse foi um fato que chamou a nossa atenção, pois àquelas crianças não é permitido sonhar, e muitas enxergam no tráfico de drogas o seu futuro. Sabendo que um problema é decorrente de vários fatores, essa realidade implica no aumento da violência (física, moral, psicológica e sexual), na crescente incidência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez na adolescência, bem como na falta de perspectivas profissionais para um futuro digno. Assim, nosso grupo elaborou dinâmicas acerca dos quatro temas, que seriam aplicadas durante dois dias no mês de novembro de 2021, com as crianças do Ensino Fundamental I e II. Essas dinâmicas foram pensadas de modo a contemplar a diferença de idade entre os alunos, por isso alguns temas abrangeram duas atividades distintas, aplicadas em dois grupos: do primeiro ao quinto ano e do sexto ao nono ano. Para a abordagem da temática “Educação Sexual”, com os alunos do Ensino Fundamental I foi pensada uma dinâmica na qual seriam explicados os limites do corpo, por meio da classificação de diferentes áreas do corpo como “livre”, “atenção” e “cuidado”, deixando claro quais partes podem ou não ser tocadas por outras pessoas. Para os alunos do quarto e quinto ano também seriam explicados alguns tópicos relativos à puberdade. Já para os alunos do Ensino Fundamental II seria realizada uma dinâmica que esclarece diversos mitos e verdades sobre relações sexuais, transmissão de ISTs e puberdade. Quanto ao tema “Desenvolvimento Pessoal”, passaríamos uma música motivacional para os alunos de até 9 anos, enquanto para os alunos de 10 e 11 anos, seria elaborado um mapa mental que exemplifica maneiras de se escolher uma carreira de acordo com suas habilidades. E para os alunos restantes, haveria o uso do mapa mental, além de uma breve palestra ministrada pela professora coordenadora do grupo. Nessa palestra, seria exposto o seu relato pessoal de dedicação e sucesso profissional, em que superou uma condição inicial de poucos recursos através dos estudos, na intenção de inspirar os alunos a seguirem os próprios sonhos. Já para a temática “Violência”, foi elaborada uma atividade na qual eram mostradas imagens retratando diferentes tipos de violência, e pedia-se aos estudantes para que eles indicassem qual era a classificação daquela violência. A partir daí, cada uma das imagens seria explicada por nós, para que os alunos soubessem como identificar, diferenciar e denunciar essas práticas. Por fim, acerca da COVID-19 seria passada a música “Sem Abraço, Sem Beijinho, Sem Aperto de Mão”, da Turma da Mônica, para os alunos do primeiro ao terceiro ano. Já para os alunos do quarto ao nono ano, seriam relembrados os erros mais comuns que prejudicam a prevenção e o combate ao Coronavírus. Todavia, apesar de todo o planejamento feito previamente, devido ao conflito de agenda da escola com o retorno total das atividades e as demandas da Secretaria Municipal de Educação, as datas previamente pactuadas não poderiam ser disponibilizadas, e as ações do projeto teriam que ser remanejadas para o ano de 2022 – inviável para o grupo que elaborou o projeto, pois já estaríamos no período seguinte do curso, com outras demandas e agendas incompatíveis. Por essa razão, a metodologia anteriormente apresentada teve que passar por importantes alterações. Antes de mais nada, é preciso ressaltar que na UBS do bairro Jesus de Nazareth participam dois grupos, cada um com seis estudantes do segundo período de medicina da EMESCAM. Para a implementação do projeto, ambos os grupos trabalhariam com todos os quatro temas, com turmas distintas e em semanas alternadas. Contudo, após a alteração da metodologia, os dois grupos definiram que cada um ficaria com dois dos temas escolhidos para a produção de um material audiovisual. O nosso grupo, cuja trajetória está sendo relatada neste resumo, ficou responsável pelos temas “Educação sexual” e “Desenvolvimento Pessoal”. Foram confeccionados dois vídeos no estilo TikTok; para o tema Educação Sexual, o grupo abordou os principais mitos e verdades, gravando num modelo de perguntas e respostas acerca das ISTs e métodos contraceptivos. Enquanto para a temática Desenvolvimento Pessoal, o vídeo contou a história de superação do americano Chris Gardner, quem inspirou o filme “À Procura da Felicidade”. Resultado: Apesar da frustração de não poder realizar as dinâmicas pessoalmente e receber o retorno dos alunos, bem como tirar suas dúvidas, nosso grupo enxergou pontos positivos na forma como os temas foram trabalhados após a adaptação da metodologia. Por meio dos vídeos confeccionados pelos estudantes, criou-se um material que poderá ser utilizado inúmeras vezes pela escola. Além disso, o curto tempo disponível dos vídeos impeliu o grupo a sintetizar um conteúdo extenso em poucos minutos, em um formato jovem e que possivelmente agrade o público-alvo do projeto. Considerações finais: Tratando-se de um grupo de estudantes jovens, é comum que as situações da vida, que alteram os planos, sejam encaradas como um fracasso pessoal. Por isso, esse trabalho foi tão importante não só para a comunidade de Jesus de Nazareth, quanto para o nosso enriquecimento profissional, ensinando a tolerância à frustração e moldando a nossa capacidade de reinventar a aplicação do projeto, de modo a conseguir cumprir a tarefa que nos foi confiada, tanto pela faculdade quanto pelo município. No que diz respeito aos alunos da Escola Municipal Edna de Mattos Gaudio, não conseguimos precisar a quantidade de alunos que assistiram aos vídeos, nem acompanhar a repercussão desse projeto em suas atitudes, mas esperamos que tenhamos conseguido instruí-los um pouco sobre a educação sexual, e inspirá-los com a história de superação contada.