Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
SAÚDE E SOCIEDADE: A IMPORTÂNCIA DA TERRITORIALIZAÇÃO E DOS DETERMINANTES SOCIAIS DE SAÚDE NO ENSINO MÉDICO
Carlos Eduardo Almeida de Oliveira, Ana Carolina de Morais, Elisa Rodrigues Manhães da Silva, Yan Luiz Nunes, Annabelle de Fátima Modesto Vargas

Última alteração: 2022-01-24

Resumo


Apresentação:

Na formação médica, precisa-se ter uma visão prática contextualizada de como os Determinantes Sociais de Saúde (DSS) influenciam no modo de vida de uma população. Entende-se por DSS todos os fatores socioeconômicos, culturais, comportamentais e psicológicos que influenciam no bem estar físico e mental dos indivíduos, de forma positiva ou negativa. Nesse sentido, conhecer os DSS é fundamental para a construção do processo de territorialização e mapeamento na Atenção Primária à Saúde, possibilitando o conhecimento da realidade das comunidades no contexto da promoção da saúde.

Objetvo:

Relatar a vivência de alunos de medicina do ciclo básico na territorialização e mapeamento na Atenção Primária à Saúde.

Desenvolvimento do trabalho:

A territorialização é um processo de organização dos serviços de saúde de acordo com as necessidades e demandas da população, sendo possível, a partir dela, obter dados sobre os determinantes sociais e alguns indicadores de saúde. Os estudantes do curso de medicina no segundo período, no eixo Integração- Ensino-Serviço-Comunidade, realizam suas práticas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município no interior do Estado do Rio de Janeiro. Acompanhados de um tutor e da Agente Comunitária de Saúde (ACS), os determinantes e a realidade social da população puderam ser analisados e compreendidos pelos acadêmicos. Somando-se a isso, as ACS apontaram dados referentes à quantidade de indivíduos acamados, hipertensos, obesos, diabéticos, criança de 0 a 5 anos, idosos, domiciliados, gestantes e famílias cadastradas, dados que são utilizados como referência no grau de prioridade da realização das ações em saúde. Ademais, foram realizadas visitas domiciliares e exploração de áreas do território, em grupos, visando a observação das ruas e identificação de terrenos baldios, lixo, água parada, esgoto a céu aberto, ausência de calçamento e iluminação para se obter informações que contribuam para a concretização de traços epidemiológicos. Assim, o olhar crítico é construído nos futuros profissionais de saúde, de modo a promover um atendimento mais humanizado acerca do processo saúde-doença.

Resultados e/ou impactos:

A territorialização possui um papel fundamental na prevenção e promoção da saúde, sendo imprenscindível sua prática na atenção primária. Sua prática na formação dos estudantes auxilia na construção de um ethos médico voltado à humanização e empatia, requisitos necessários à prática de um bom médico. Além disso, o processo de territorialização possibilita um conhecimento fidedigno do perfil epidemiológico de uma determinada região.

Considerações Finais:

Considera-se que essa atuação prática é de suma importância em todas as faculdades de medicina do país, tendo em vista sua relevância no enriquecimento das experiências médicas, em consonância com uma maior proximidade com a população adscrita, o que melhora tanto o diagnóstico, quanto o tratamento de doenças.