Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL: AÇÕES PARA FORMAÇÃO DISCENTE
Ana Clara Chaves de Mattos, Mayara Aparecida Mendes Aparecida Mendes, Priscila Vieira Pontes, Samantha Monteiro Martins, Leila Brito Bergold, Gizele da Conceição Soares Martins

Última alteração: 2022-01-20

Resumo


Introdução: O Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS), do Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé, promove um espaço de integração, troca de saberes e compartilhamento de experiências entre sete projetos de extensão da área da saúde e desses com a sociedade. Diante da pandemia Covid-19, no ano de 2020, o Programa identificou a promoção da saúde mental como principal demanda dos diferentes grupos populacionais atendidos pelos projetos, definindo-a como tema transversal a ser tratada no próximo biênio.

Objetivo: Relatar a experiência de duas ações sobre promoção da saúde mental, promovidas pelo PIPS, para o processo de formação discente.

Experiência: Foram planejadas e realizadas duas ações que pretenderam instrumentalizar os discentes das equipes dos projetos para que aumentassem a autonomia nas ações extensionistas de promoção da saúde mental. Cabe mencionar que ações com os coordenadores dos projetos foram realizadas simultaneamente, mas que não serão aqui apresentadas. As duas ações foram realizadas em formato virtual. A primeira ação foi uma oficina discente, conduzida por duas professoras com vasta experiência em saúde mental e duas estudantes extensionistas do PIPS. Como acolhimento inicial, os estudantes foram recebidos com música, e foram convidados a interagir, respondendo o que era saúde mental para eles. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com a pergunta “Nesse contexto de saúde mental na pandemia, que estratégias poderiam ser realizadas no meu projeto de extensão?”. A segunda ação foi o Seminário do PIPS, um evento anual que trouxe na sua nona edição o tema “Extensão universitária e saúde mental na pandemia: integração entre universidade e comunidade”, contando com a participação de três palestrantes, de instituições públicas de diferentes locais do Brasil. Após as explanações, foi aberto o debate para permitir a interação com os participantes. Ao final, os participantes foram convidados a apresentar uma palavra ou frase que representasse a mensagem do evento.

Resultados: Houve excelente interação entre os vinte e oito discentes da oficina, que sinalizaram a necessidade de um momento de conversa e descontração entre os estudantes dos projetos. A proposta de troca interna sobre as estratégias pessoais e trocas sobre estratégias que os projetos estão desenvolvendo na pandemia, inclusive ferramentas de interação virtual, emergiu como uma necessidade de acolhimento e sensação de pertencimento que vai ao encontro das propostas do PIPS. O Seminário contou com a participação de 37 pessoas, sendo a maioria discentes (90,5%). Destacam-se palavras que foram mencionadas pelos participantes: aprendizagem, apoio mútuo, resiliência, escuta, diálogo, compartilhamento, enfrentamento, troca, acolhimento. Os participantes destacaram a necessidade de trabalhar a saúde mental em escala individual e coletiva, e a importância do acolhimento e da escuta ativa.

Considerações Finais: As ações promovidas pelo PIPS contribuíram para a formação discente, através do compartilhamento de referenciais teóricos sobre promoção da saúde mental e da reflexão coletiva sobre ações extensionistas que podem ser realizadas com o público-alvo do Programa. As ações também despertaram para a necessidade de ações que promovam acolhimento e apoio mútuo entre os próprios discentes do PIPS.