Associação da Rede Unida, 15º Congresso Internacional da Rede Unida

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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OFICINAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE PARA HUMANIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO BÁSICA
Rafael Brito Pamplona, Francy Waltília Cruz Araújo, Maíra dos Santos Albuquerque, Germano Lucas de Araújo, Aridenis dos Santos Lopes, Letícia Ribeiro Azevedo, Adna Regadas Araújo, Tiago Amaral de Farias

Última alteração: 2022-02-08

Resumo


1 INTRODUÇÃO: A humanização em saúde é um tema que, atualmente, vem ganhando bastante espaço nas discussões e debates dentro do meio social geral, saindo de dentro dos muros das academias e dos grupos de movimentos sociais, onde antes ficavam mais restritos. Neste contexto, a Atenção Básica (AB) do Sistema Único de Saúde (SUS) é o local de primeiro contato dos cidadãos com o sistema público de saúde. É partir dele se pretende alcançar todos os residentes brasileiros, equipando-os com profissionais que possuam vínculo não apenas com a população, mas que também conheçam as necessidades individuais de seus territórios de atuação, a fim de proporcionar a promoção, proteção, tratamento e reabilitação em saúde da população. Assim, desde a criação do SUS, foi sendo observado as maneiras de se conduzir e executar os processos de trabalho e modos de gerir as atividades, ações e promoções em saúde. Pois, a partir do momento em que as políticas de saúde foram se intersetorializando e passando a ser de responsabilidade das três esferas governamentais, observaram-se várias lacunas e problemas antes negligenciados ou desconhecidos pelos gestores, acadêmicos e a população em geral. Isto posto, após muitos debates e lutas sociais, se idealizou a Política Nacional de Humanização (PNH), que possui objetivo de transformar os modelos técnico-assistenciais de saúde, embasados na medicalização e combate a doenças, proveniente do sistema biomédico ocidental. Esta política se mostra como uma importante ferramenta de modificação dos modos de gerir e cuidar, pois estabelece princípios, métodos e diretrizes que compõem fundamental instrumento para humanização na produção de saúde. Paralelo a ela, foi criada a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), outro indispensável dispositivo que veio com intuito de se fomentar a educação em saúde nos processos de trabalho do cotidiano, pois o potencial de criação e aprendizado na realidade da execução do cuidado em saúde, é gigante, quando bem aproveitado. Logo, este projeto de intervenção possui o objetivo de Promover educação permanente em saúde para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde da cidade de Acaraú/CE, por meio de oficinas, a fim de fomentar a sensibilização, reflexão e orientação acerca da importância na humanização dos processos de trabalho direcionados ao atendimento, acompanhamento e cuidado aos usuários da Estratégia Saúde da Família.

2 METODOLOGIA: O projeto será realizado por meio de duas oficinas, que terão duração de até 4 horas, cada, nas Unidades Básicas de Saúde. As ações serão descritas a seguir.

2.1. Oficina Resgate da Humanização dos Profissionais: Corresponde à uma Sala de sensações, onde serão utilizados sons, cheiros e outras experiências sensoriais que remetam às vivências dos profissionais de saúde no território, com o fim de resgatar sentimentos, pensamentos, sensações e lembranças, que posteriormente serão discutidas fazendo-se um elo com a Política Nacional de Humanização.

• Público alvo: Funcionários das UBSs;

• Pontos a serem explorados: Escuta (sons, vozes, músicas); Acolhimento; Humanização; Ambiência: sensibilidade (percursos com obstáculos, toques, gostos etc).

I Parte - Trajeto da Sala de Sensações: Incialmente, perguntar-se-á se alguém possui algum tipo de intolerância alimentar, doença, alergia ou restrição a algum tipo de alimento ou substância. Em seguida, cada pessoa deverá ficar descalça e será vendada, para, por fim, ser guiada, uma por uma, pelo trajeto, descrito a seguir:

01° Trajeto com areia, papéis, galhos e obstáculo (caixa de papelão) + queima de papel;

02° Voz gritando: “Oi, o que é ?!!!” / “Lá vem de novo!” / “O que foi dessa vez?” /“Não tem médico!!!” / “Não tem atendimento hoje!” / “Vai embora!” / “Não tem medicamento”;

03° Oferta do limão;

04° Aglomeração, empurra-empurra e barulho: “Onde está o termômetro?” / “Me dá o aparelho de pressão!” / “Termina logo esse curativo!!” / “Oh calor, muita gente” / “Não vejo a hora de ir pra casa” / “Ninguém quer trabalhar aqui” + som de bebê chorando e pessoas brigando;

05° 1 minuto de espera ao som de relógio (tic-tac);

06° Pessoa se senta em uma cadeira e põe os pés sobre um pano para limpá-los. Borrifa-se nos pés com um água e perfume de lavanda, limpando-os com outro pano em seguida. Ao mesmo tempo, será realizada uma massagem nos ombros + música relaxante com som água corrente ao fundo;

07° Voz calma: “Boa tarde, senhora! Como posso lhe ajudar? Tenha um bom atendimento!”;

08º Oferta do mel;

09° Voz: “A senhora pode me acompanhar? Vou te levar para um lugar agradável e seguro.”;

10° Recital de poema (Cuidado consigo) + Música “Daqui só se leva o amor” (Jota Quest);

11° Entrega do mimo (bombom de chocolate com cartão e frase).

Poema: “Cuidar de si mesmo não é besteira nem egoísmo, nem de longe é coisa de quem olha só pro próprio umbigo. Já se cuidou hoje? Já se olhou hoje? Respira fundo e sente os pés firmes no chão, aterrando toda angústia e se conectando com raízes profundas que te nutrem de esperança, sonhos e equilíbrio no coração. Só se constrói hábitos e rotina com paciência e disciplina, nada se transforma da noite pro dia nem na afobação. Saber-se vivo é a melhor sensação. Lembre que para tecer o futuro, o agora é nossa maior missão." Caroline Anice, com adaptação

II Parte – Roda com debate sobre experiência: Após todos passarem pela sala, será feita uma roda, onde se utilizará os seguintes pontos norteadoras para o debate: Relato e partilha de percepções; Relembrar os passos do trajeto; Fazer elo do trajeto aos princípios e diretrizes da PNH.

2.2. Oficina Promovendo a PNH no Dia-a-dia: Esta oficina será realizada com os profissionais que participaram da atividade anterior. Nela, iremos abordar de forma teórica a PNH, trazendo os princípios, métodos e diretrizes, por meio de atividades interativas e integradas, em forma de roda. Elencaremos exemplos práticos e situações-chave, fomentando o debate e a construção de ideias coletivas. Inicialmente, após uma breve introdução sobre a PNH, será entregue para alguns participantes, um pequeno cartaz escrito com os princípios, métodos e diretrizes da política. Então, em outros cartazes previamente preparados, estarão descritos o conceito de cada uma destas palavras. Após lermos, os profissionais terão que descobrir quais palavras encaixam em cada frase. Então, será discutido cada elemento. Em seguida, será proposto a divisão em três grupo, para a construção de cartazes, um elencando os pontos positivos (facilitadores/potencialidades) da humanização nas práticas em saúde, outro os pontos negativos (dificultadores/deficiências) e, o terceiro, propondo sugestões (possibilidades) para fomentar, realizar e concretizar práticas humanizadas nos ambientes de trabalho. Junto à produção desses cartazes, sugeriremos a discussão em grupo de situações vividas no cotidiano, referentes ao tema do grupo e, em após a apresentação dos cartazes, pediremos para trazerem à roda alguma dessas situações, podendo ser, inclusive, por meio de dramatização.

3 RESULTADOS ESPERADOS/ CONSIDERAÇÕES FINAIS: Assim como foi evidenciado em uma execução piloto deste projeto, pretende-se, a partir das atividades propostas, que os profissionais reflitam sobre suas práticas em saúde e busquem aperfeiçoar suas habilidades de comunicação interpessoal com os usuários e as demais equipes de saúde, bem como passem a executar o acolhimento e a escuta qualificada no seu dia-a-dia, a fim de humanizar seus processos de trabalho. Desta forma, espera-se que seja construída uma rede de conhecimento acerca dos princípios e diretrizes da PNH entre estes atores sociais.