Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Associação da Rede Unida?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. 1) Informações Gerais:
    • Será emitido 01 (um) certificado por trabalho apresentado, onde constarão os nomes de todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as).
    • Os(As) autores(as) e coautores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a Comissão Científica a publicar ou divulgar o resumo com a finalidade da socialização da produção científica apresentada no evento, em âmbito nacional, internacional e em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
    • Os Anais do VII FONDIPIS serão publicados na Revista Saúde em Redes, v. 10, Supl. 1 (2024) - Editora Rede Unida - DOI: 10.18310/2446-48132024v10nsup1.
    • Os resumos devem ser originais e os(as) autores(as) e coautores(as) assumem a responsabilidade de que o trabalho não foi publicado anteriormente. Todos os resumos serão submetidos ao sistema de detecção de similaridade, sendo o plágio critério para rejeição.

  2. 2) Prazo para Submissões:

    Os participantes interessados em submeter trabalhos devem preencher o formulário de submissão até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) do dia 22/01/2024.
  3. EIXOS TEMÁTICOS

    EIXO 1 - Novas Estratégias de Cuidado em saúde – Práticas integrativas e populares em saúde e acesso das populações minoritárias:
    Propõe abordagem abrangente sobre a interseção entre práticas de saúde inovadoras, riqueza das tradições culturais e/ou ancestrais, bem como os desafios encontrados por comunidades minoritárias no acesso a essas alternativas. Este eixo irá residir nas vivências que descrevam estratégias para integrar essas práticas no sistema de saúde, no desenvolvimento da educação popular em saúde baseada na Política Nacional de Educação Popular, como também nas estratégias inovadoras para a construção de uma nova cultura de cuidado, sustentada em abordagens holísticas e humanitárias, não apenas medicamentosas, especialmente centradas em mecanismos naturais de prevenção e recuperação da saúde. Nesse sentido, o eixo temático busca reunir relatos de experiências, vivências e estudos que objetivem explorar e promover uma compreensão das práticas de saúde integrativas e populares, produção de cuidado para com as populações minoritárias e a dificuldade no acesso a essas práticas. Busca-se criar um espaço de diálogo, aprendizado e colaboração para impulsionar a integração de práticas de saúde diversas, promovendo o acesso igualitário para todas as comunidades.
    EIXO 2 - Saúde mental para quem?: A lógica manicomial e seu impactos no acesso das populações à saúde mental
    Discussão da produção de cuidados em saúde mental no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e os desafios para o acesso e efetivação da equidade no processo de cuidado prestado, salientando, para tanto, a necessidade de retomar as pautas da reforma psiquiátrica em curso com o intuito de reorganizar e ampliar os serviços de saúde e a rede. Nesse sentido, se busca fortalecer a reflexão a respeito dos processos de adoecimento levando em consideração os aspectos biopsicossociais e as expressões de determinação no processo saúde-doença nas questões de, por exemplo, classe, raça, etnia, gênero e orientação sexual. Assim, o eixo temático objetiva reunir relatos de experiências, vivências e estudos que dialoguem sobre as produções coletivas de cuidado para promoção e prevenção dos impactos psicossociais em identidades sociais historicamente marcadas por sistemas de opressão, discriminação ou dominação.
    EIXO 3 - Educação Permanente, Interprofissionalidade, Formação profissional, Ensino-serviço, Formação no encontro e outros processos educativos/formativos na reinvenção dos processos de trabalho no e para o SUS:
    Estratégias de Educação Permanente. Experiências de integração ensino-serviço-comunidade. Processos formativos em serviço. Educação continuada e qualificação. Ferramentas e instrumentos para registar, rememorar, refletir e sistematizar a realidade do trabalho para formação em/na saúde. Processos de trabalho e formação profissional, reflexões acerca das categorias profissionais, experiências interprofissionais de cuidado, gestão e formação que articulem os diversos espaços formativos desde a graduação, pós-graduação e residências em saúde. Contribuições da Educação Popular especificamente na formação de trabalhadores(as) ou na gestão do trabalho. Também contempla reflexões e experiências de educação não-escolar para a formação de trabalhadores(as) no e para o SUS.
    EIXO 4 - Educação Popular em Saúde e Controle Social como estratégias para o fortalecimento do SUS:
    Relatos, experiências e/ou vivências que promovam a reflexão individual e coletiva acerca da importância de espaços democráticos a exemplo dos Conselhos e Conferências de Saúde, evidenciando a potência da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. Este eixo busca ainda a socialização de experiências exitosas em todos os âmbitos da saúde, a fim de difundir processos de gestão participativa nos territórios de saúde, bem como frutificar reflexões sobre os atuais desafios que permeiam o controle social na perspectiva da reivindicação e materialização de direitos. Busca ainda experiências, relatos, vivências e trabalhos sobre movimentos sociais e coletivos organizados que possam ter relação com a produção de saúde e vida, provocando a todos/as no sentido da mobilização e aglutinação de estratégias que ampliem a participação popular no SUS, com vistas ao fortalecimento e ampliação das políticas de saúde de forma que atendam as reais necessidades dos profissionais e da população. O eixo também busca trabalhos que relatam vivências ou ampliem reflexões sobre educação popular em saúde no SUS, seja a partir do território ou equipamentos e serviços de saúde.
    EIXO 5 - A Equidade na Promoção da Saúde:
    Discussões, relatos, experiências e projetos que auxiliem na construção e efetivação de políticas públicas que contribuam para um acesso mais igualitário nas ações e serviços de saúde, mediante práticas voltadas para a proteção e promoção da saúde com ênfase na equidade e na valorização dos demais princípios do SUS. Estudos e pesquisas que reforcem o conceito ampliado de saúde no combate às desigualdades sociais, de gênero, etnicorraciais, culturais, geracionais e econômicas com destaque para a defesa dos direitos humanos dos povos originários e tradicionais, dos profissionais do sexo, das populações do campo, das florestas e das águas, da população negra, da população LGBTT+, das pessoas imigrantes e/ou em situação de rua, das pessoas em privação de liberdade, das pessoas com deficiência, das pessoas acometidas por hanseníase e/ou tuberculose, das mulheres, entre outros.
  4. DIRETRIZES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO E PROJETOS DE INTERVENÇÃO EM EIXOS TEMÁTICOS

    1. Os trabalhos poderão ser inscritos por docentes,
    estudantes, profissionais das políticas sociais, especialmente da área da saúde, residentes em saúde, pesquisadores e usuários do SUS.
    2. Os trabalhos serão selecionados pelos(as) avaliadores(as) dos eixos temáticos, conforme critérios estabelecidos pelos mesmos. O proponente da comunicação oral em eixo temático necessitará para a submissão de seu trabalho o título (máximo 15 palavras), descrever a relação clara com cada uma das opções de eixos temáticos escolhidos e resumo da comunicação (máximo de 500 palavras) contendo: introdução (tema e problema), objetivo (o que pretendeu), orientação teórica (abordagens, teorias e conceitos que guiaram), método (como fez e procedeu), resultados (o que se espera alcançar/o que se alcançou) e conclusões (reflexões esperadas/obtidas).
    3. Serão aceitos trabalhos com 1 autor e no máximo 5 co-autores, totalizando 6 componentes. Trabalhos que apresentem orientador deverão incluí-lo como co-autor.
    4. No caso de trabalhos com mais de um(a) autor(a), pelo menos um dos autores do trabalho deve estar inscrito e presente no evento para a apresentação.
    5. Cada inscrito poderá enviar no máximo 6 trabalhos: dois trabalhos como autor principal e no máximo 4 trabalhos como coautor.
  5. DIRETRIZES GERAIS PARA SUBMISSÃO DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA

    1. Os Relatos de Experiências poderão ser inscritos por membros de movimentos sociais, integrantes de coletivos, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais das políticas sociais, especialmente da área da saúde, residentes em saúde e usuários do SUS. Os Relatos de Experiências deverão ser apresentados na forma de relatos e obrigatoriamente vincular-se ao menos a um dos eixos temáticos do VII FONDIPIS.
    2. Os trabalhos serão selecionados pelos(as) avaliadores(as) dos eixos temáticos conforme critérios estabelecidos pelos(as) mesmos(as). O proponente do relato de experiência, necessitará para a submissão de seu trabalho o título (máximo 15 palavras), descrever a relação clara com cada uma das opções de eixos temáticos escolhidos e resumo do relato (máximo de 500 palavras).
    O resumo irá conter: introdução (tema e problema); objetivo (o que pretendeu); c) relação clara com o eixo temático; d) reflexão crítica sobre o problema abordado, buscando responder no resumo do relato aos seguintes questionamentos:
    ● Sobre qual experiência você quer contar?
    ● O que você gostaria de contar sobre a experiência?
    ● O que você e/ou sua equipe aprenderam com essa experiência?
    ● Que desafios foram encontrados para o seu desenvolvimento?
    ● O que você mais gostou e o que você não gostou?
    3. Serão aceitos trabalhos com 1 autor e no máximo 5 co-autores, totalizando 6 componentes. Trabalhos que apresentem orientador deverão incluí-lo como co-autor.
    4. No caso de trabalhos com mais de um(a) autor(a), pelo menos um dos autores do trabalho deve estar inscrito e presente no evento para a apresentação.
    5. Cada inscrito poderá enviar no máximo 6 trabalhos: dois trabalhos como autor principal e no máximo 4 trabalhos como coautor.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:

a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.

c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.