Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-07-31
Resumo
Apresentação: A puericultura é uma ferramenta oportuna no acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil, voltando-se para os aspectos de prevenção, proteção e promoção da saúde, de modo que a criança alcance a vida adulta sem influências desfavoráveis trazidas da infância. Esta efetiva-se pelo acompanhamento periódico das crianças para avaliação de seu crescimento e desenvolvimento, vacinação, orientações às mães sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental e, também, pela identificação precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva e apropriada. Para isto, pressupõe a atuação de toda equipe de atenção à criança, de forma intercalada ou conjunta, possibilitando a ampliação na oferta dessa atenção. Desta forma, o presente trabalho propõe relatar a experiência de uma nutricionista inserida em um Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica de intervenções de educação nutricional em grupo na puericultura em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), apontando as potencialidades de tal prática. Desenvolvimento do trabalho: As intervenções foram realizadas no decorrer do ano de 2018 e 2019 durante a rotina de puericultura da UBS. A puericultura acontece semanalmente divididas pela faixa etária da criança (0 a 3 meses, 4 a 6 meses, 7 a 11 meses e acima de 12 meses), sendo que cada criança é acompanhada mensalmente. Os encontros passam-se em dois momentos, o primeiro realiza-se uma roda de conversa onde é feita orientações em grupo para todos os presentes no dia sucedido pela avaliação individual da criança. Dentre os temas abordados na orientação em grupo pela nutricionista estão amamentação, alimentação da mãe no período de puerpério, introdução alimentar e alimentação subsequente da criança. Os temas foram escolhidos por demanda dos participantes decorrentes de suas dúvidas, o que facilita a discussão e a participação ativa de todos. Resultados e/ou impactos: As orientações em grupo favoreceram a popularização do conhecimento cientifico de forma acessível, além de permitir a troca de experiência entre os pais participantes por meio da interação entre eles. Considerações finais: A troca de saberes deu suporte para a superação de limitações e participação ativa no processo de crescimento e desenvolvimento da criança, reduzindo medos e dúvidas relacionadas a esse período. O fortalecimento de vínculo entre participantes e profissionais fica evidente nesse contexto, facilitando a interação de ambas as partes.