Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
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Programa Saúde nas Escolas e Saúde Bucal : uma Abordagem Lúdica
Pamela Rafaela Bertasso, Gabriel Pinheiro Elias, Laryssa Lima Bezerra, Fabiane Matsumoto de Souza Kizima, Luana Bérgamo Berteli, Érica dos Santos Moreira, Joice Fernanda Casini Batistão, Adriana Prestes do Nascimento Palú

Última alteração: 2019-07-30

Resumo


Apresentação: O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é uma estratégia que integra educação e saúde, levando às práticas cotidianas as políticas públicas de cuidado dos jovens e crianças da rede pública de ensino. Dentre as estratégias de execução, as atividades lúdicas se mostram como potente recurso de ensino-aprendizagem uma vez que trazem a temática à realidade dos educandos, nesse caso, à promoção do autocuidado de forma coletiva e cidadã. Objetivo: Relatar a ação do PSE, voltado à promoção da saúde bucal, nas escolas municipais de Apucarana (PR), por uma equipe multiprofissional de residentes inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Desenvolvimento: A inserção de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional Atenção Básica/Saúde da Família na ESF da UBS Raul Castilho contribuiu com o desenvolvimento do trabalho de promoção em Saúde Bucal em escolas do ensino fundamental da sua área de abrangência. Estes profissionais executaram as ações, inicialmente realizando a programação de atividades junto à direção das escolas, realizaram peças teatrais de fantoche com a problematização do tema e sessões de escovação supervisionada na lógica da Educação em Saúde. As atividades foram direcionadas às crianças do ensino fundamental I (três a sete anos), totalizando 237 participantes, no período de dois meses. Resultados/Impactos: A comunidade escolar acolheu a proposta e viabilizou espaço e recursos, demonstrando a importância das ações intersetoriais. As crianças mantiveram-se atentas durante todo o enredo, expondo conhecimentos e fatos cotidianos de seus contextos de vida escolar e familiar. Houve manifestações das crianças ao associar os fatos narrados na estória e as causas, como a relação entre o fato de não escovar os dentes e o aparecimento da cárie dental. Com o macro modelo da boca foram dadas as instruções de escovação empregando vernáculo apropriado e lúdico, as quais as crianças repetiam organicamente em gesto, reproduzindo durante a realização das escovações supervisionadas. As atividades sensibilizaram as crianças, despertando o interesse pela adoção de hábitos saudáveis e de autocuidado, percebeu-se o estabelecimento de vínculo, constituindo um forte elemento no engajamento deste público. Considerações Finais: Apesar dos desafios práticos em se montar um cenário de teatro de forma improvisada, assim como a própria inexperiência do elenco, foi sentido muita riqueza na ação. Concluiu-se que as vivências que permeiam a multiprofissionalidade e a intersetorialidade favorecem a promoção da saúde bucal e de hábitos saudáveis. Além de evidenciar para a equipe que, enquanto educadores em saúde, há uma troca importante, pois ao mesmo tempo que se ensina, aprende-se.