Associação da Rede Unida, Encontro Sul 2019
v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Última alteração: 2019-07-30
Resumo
Apresentação: O Programa Saúde nas Escolas (PSE) é uma estratégia que integra educação e saúde, levando às práticas cotidianas as políticas públicas de cuidado dos jovens e crianças da rede pública de ensino. Dentre as estratégias de execução, as atividades lúdicas se mostram como potente recurso de ensino-aprendizagem uma vez que trazem a temática à realidade dos educandos, nesse caso, à promoção do autocuidado de forma coletiva e cidadã. Objetivo: Relatar a ação do PSE, voltado à promoção da saúde bucal, nas escolas municipais de Apucarana (PR), por uma equipe multiprofissional de residentes inseridos na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Desenvolvimento: A inserção de profissionais do Programa de Residência Multiprofissional Atenção Básica/Saúde da Família na ESF da UBS Raul Castilho contribuiu com o desenvolvimento do trabalho de promoção em Saúde Bucal em escolas do ensino fundamental da sua área de abrangência. Estes profissionais executaram as ações, inicialmente realizando a programação de atividades junto à direção das escolas, realizaram peças teatrais de fantoche com a problematização do tema e sessões de escovação supervisionada na lógica da Educação em Saúde. As atividades foram direcionadas às crianças do ensino fundamental I (três a sete anos), totalizando 237 participantes, no período de dois meses. Resultados/Impactos: A comunidade escolar acolheu a proposta e viabilizou espaço e recursos, demonstrando a importância das ações intersetoriais. As crianças mantiveram-se atentas durante todo o enredo, expondo conhecimentos e fatos cotidianos de seus contextos de vida escolar e familiar. Houve manifestações das crianças ao associar os fatos narrados na estória e as causas, como a relação entre o fato de não escovar os dentes e o aparecimento da cárie dental. Com o macro modelo da boca foram dadas as instruções de escovação empregando vernáculo apropriado e lúdico, as quais as crianças repetiam organicamente em gesto, reproduzindo durante a realização das escovações supervisionadas. As atividades sensibilizaram as crianças, despertando o interesse pela adoção de hábitos saudáveis e de autocuidado, percebeu-se o estabelecimento de vínculo, constituindo um forte elemento no engajamento deste público. Considerações Finais: Apesar dos desafios práticos em se montar um cenário de teatro de forma improvisada, assim como a própria inexperiência do elenco, foi sentido muita riqueza na ação. Concluiu-se que as vivências que permeiam a multiprofissionalidade e a intersetorialidade favorecem a promoção da saúde bucal e de hábitos saudáveis. Além de evidenciar para a equipe que, enquanto educadores em saúde, há uma troca importante, pois ao mesmo tempo que se ensina, aprende-se.