Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Atividades da Divisão Contábil
Márcia Correia de Andrade Marcato, Vilma Moreira Correa, Thiago Augusto Xavier dos Santos, Carlos Nobuo Sakamoto

Última alteração: 2019-11-19

Resumo


Apresentação: Na Diretoria Contábil/Financeiro são realizados procedimentos regidos pelas normas da Contabilidade Pública que é o ramo da Contabilidade que registra, controla e demonstra a execução dos orçamentos, dos atos e fatos do Consórcio, o Patrimônio Público e suas variações.

Desenvolvimento: O trabalho desenvolvido refere-se a conferência das notas de autorização de despesas (NAD) pelo sistema (programa de compras e licitações), para proceder com os empenhos, liquidações, ordem de pagamento de fornecedores, de prestadores de serviços e folha de pagamento. Conferência das notas fiscais e certidão negativa dos fornecedores/prestadores para autorização da fase de pagamento. Emissão de relatórios e contabilização dos repasses de valores recebidos de convênios firmados com entes federados. Fazer conciliações contábeis das contas correntes do Consórcio, promover a organização de coletânea de Leis Municipais, bem como da Legislação Estadual e Federal de interesse do Consórcio. Elaborar balancetes, demonstrativos de balanços, preparando os mesmos para publicações. Desenvolver e acompanhar os objetivos, metas e ações de planejamento que estejam relacionados à Diretoria Contábil/Financeira. Executar registros e controles contábeis e financeiros.  Acompanhar a elaboração do fechamento do sistema de informação municipal – acompanhamento SIM-AM de todos os módulos pertinentes à informação da diretoria.  Acompanhar a elaboração da prestação de contas de recursos oriundos de órgãos Estaduais, Federais, Municipais e outros. Elaborar o Plano de Diretrizes Básicas, para a gestão do Plano de Aplicação Anual e no Orçamento-Programa.

Conclusão: A Contabilidade Pública fornece aos gestores informações atualizadas e exatas para subsidiar as tomadas de decisões, aos órgãos de controle interno e externo para o cumprimento da legislação e às instituições governamentais e aos particulares informações estatísticas e outras.