Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Matriciamento em Politica de Atenção Integral a Saúde do Idoso
Uiara Moraes Jovedy, Melissa Ito Okuma, Iracilda Toffoli, Gilberto Berguio Martin

Última alteração: 2019-11-18

Resumo


APRESENTAÇÃO: O PAISI (Politica de atenção integral a saúde do idoso) é uma rede de atendimento dos idosos encaminhados após estratificação realizada nas unidades básicas de saúde (UBS) dos municípios pertencentes ao CISMEPAR. Visando a qualificação dos serviços prestados foram realizados no ano de 2019 diversas ações com as equipes das UBS participantes da rede, chamada de matriciamento. Objetivo desse trabalho é apresentar as ações realizadas pela equipe com os municípios participantes.

DESENVOLVIMENTO: O atendimento do PAISI teve inicio em 13 de novembro de 2017. Desde então se organizou vários encontros com as equipes participantes. Em 2019 foi estruturado um calendário anual de atividades externas mensais. Como metodologia para a sistematização dos trabalhos elegeu-se os municípios com maior distância (Cafeara, Guaraci, Lupionópolis, Miraselva, Prado Ferreira e Tamarana), garantindo a uniformidade dos serviços prestados do ambulatório de especialidades, sendo 2 (dois) encontros realizados no mesmo município, didaticamente estabeleceu-se que a dinâmica obedeceria a seguinte forma: primeiro encontro teórico e segundo discussão de casos eleitos pela equipe local que apresentassem dificuldade no manejo dos mesmos. Nos municípios mais próximos (Cambé, Ibiporã, Londrina e Rolândia) realizamos encontros teóricos mensais na PUC com as equipes desses municípios no mesmo evento. Em um segundo momento foi realizado o encontro nas UBS para discussão de casos que eles apresentassem dúvida. Outra atividade desenvolvida pelo programa foi o fornecimento de casos selecionados pela equipe PAISI para apresentação e discussão no evento 2º opinião em saúde do idoso realizado pelo GESEN UEL (tele aula) na primeira semana de cada mês no HEMOCENTRO. Este evento é transmitido pela internet para equipe de todo o Paraná. Para manter contato com as equipes foram montados grupos de Whatsapp para tirar dúvidas de encaminhamentos e para resoluções rápidas

RESULTADOS: Após os encontros percebemos que os pacientes foram encaminhados melhor estratificados e com planos de cuidados mais organizados. Houve melhora nas relações interpessoais e a unificação dos serviços prestados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: O matriciamento foi importante para voltar o olhar das equipes para a saúde do idoso e não somente suas Comorbidades. As ações desenvolvidas em conjunto com as equipes dos municípios garantiram o conhecimento compartilhado e vivenciado em atendimento a esta população.