Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Gestão de tecnologias em Serviços de Saúde
Guilherme Reis, Sebastião Acir, Willian Americo

Última alteração: 2019-11-19

Resumo



T.I ou tecnologia da informação é um conjunto de atividades e soluções em hardware, software, banco de dados, redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento das informações de uma empresa.

No Cismepar, o TI atua na a gestão de todos os meios de produção, armazenamento, transmissão e principalmente na segurança das informações públicas e privadas geradas pela organização, além de prover o acesso ao sistema de saúde   e comunicação direta a todos os vinte e um municípios participantes do consórcio.

O setor atua em duas frentes principais:1 –Frete de manutenção de todo o parque tecnológico de informática e Saúde.Catalogar, inventariar, instalar e prover disponibilidade imediata a todos os equipamentos de informática do estabelecimento é a atividade diária do setor.

Além de manter suporte via telefone e email aos 21 municípios participantes.

O parque de informática do Cismepar é composto de 160 computadores, 50 impressoras, 4 centrais de vigilância, uma central telefônica e 28 equipamentos de rede para distribuição da rede interna e acesso aos links de Internet e telefonia.

Em conjunto com o setor de manutenção se encarrega de mais de 10 tipos equipamentos médicos distintos: 4 modelos distintos de ultrassom, 1 cabine de audiometria, dois modelos eletrocardiogramas, um modelo de EEG, um endoscópio/colposcópio , um histeroscópico/colposcópio, um mamógrafo, um espirômetro, um totem para recepção de filas. Cada aparelho possui sua própria rotina de manutenção e backup mensal. Para as atividades médicas e mantido um acervo de 20 softwares para todos estes equipamentos juntamente com  coletas de laudo e imagem.2 –Frente de Gestão de   informações corporativa.

As gestões de Ti se  consolidam através do planejamento, da licitação, da implantação, e da  disponibilidade, de serviços e soluções essenciais para o funcionamento do CISMEPAR. Essa gestão    é centralizada por 2 softwares um de administração (Elotech) e outro de atendimento a Saúde (Solus), porém  não menos importante, existem mais softwares e serviços agregados no ambiente de trabalho (e-mail, chat, sites, arquivos compartilhados, e softwares de nicho do departamento,logística) totalizando  mais 15 serviços essenciais. Muitos destes serviços operados através de contratos de seus respectivos fornecedores e outros mantidos em funcionamento de forma autônoma pela equipe de TI ou pelo departamento que o utiliza.

O setor possui uma constante inovação, e uma crescente demanda tanto para conservação quanto implantação das tecnologias empregadas no consórcio. Visando a melhoria de performance das atividades de cada setor e a segurança das informações. Para acompanhar essa demanda o setor  deve realizar por meio de pesquisas e testes e discutir com demais setores novas soluções, sempre tentando acompanhar o que a de novo no mercado e as necessidades de cada departamento, conforme o orçamento e os recursos disponíveis.