Associação da Rede Unida, Iº Colóquio CISMEPAR

Anais do 13º Congresso Internacional da Rede Unida

v. 4, Suplemento 1 (2018). ISSN 2446-4813: Saúde em Redes
Suplemento, Anais do 13ª Congresso Internacional da Rede UNIDA
Tamanho da fonte: 
Morte e vida: a gestão em movimento.
Gislainy Silvia Camargo Ricardo, Ana Maria Silva, Tatiana De Dio Benevenuto

Última alteração: 2019-11-25

Resumo


No início de 2017 tivemos a junção de 02 diretorias, que eram elas, Diretoria de Planejamento e Regulação (DPR) e a Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), tornando-se uma só diretoria, a DPAS - Diretoria de Planejamento em Atenção a Saúde, o intuito era o trabalho integrado, onde o planejamento se interligasse com a assistência, para que, dessa forma pudessemos melhorar o serviço prestado aos nossos usuários dos 21 municípios consorciados e o apoio aos gestores municipais. Mas ainda assim faltava uma conexão com as redes assistênciais.

Diante dessa necessidade, em julho de 2019, a Diretoria de Planejamento e  Atenção em Saúde – DPAS, foi   reformulada em surgimento de um novo modelo de gestão implantado, visando melhorar a qualidade da assistência prestada, avaliando as necessidades do consórcio, gerenciando os processos e programas, aplicando políticas públicas, garantindo uma assistência segura com integração das redes de atenção.

Esse novo modelo de gestão baseado no cuidado integral, introduziu a gestão dos meios para gestão dos fins, introduzindo a aplicação de novas tecnologias de início e gestão dos processos e programas, com a finalidade de melhorar a qualidade da atenção em saúde.

Esse novo modelo de gestão vem compartilhando a implantação de novos projetos, buscando alcançar melhor desempenho e resultados com as equipes.

Dessa forma foi reestruturada a Diretoria que passa a se chamar Diretoria de Planejamento e Atenção em Redes de Saúde – DPARS, dividida em duas gestões: Gestão Estratégica do Cuidado em Saúde e Gestão Estratégica de Planejamento e Regulação da atenção em Saúde para que hoje um desenvolvimento de todas as partes e as mudanças sejam factíveis, começou-se um trabalho com as equipes de lideram os processos através de reuniões mensais, com intuito de fortalecer o papel desses profissionais, estabelecendo  relações de confiança, construindo em conjunto o consenso da pratica compartilhada que é essencial para  superação dos desafios.

Há uma soma de esforços e de atuação das equipes sendo constituídas comissões de monitoramento e avaliação dos dados, grupo condutor para construção da matriz dos processos, atividades e tarefas. Projeto de integração como ferramenta de gestão  e educação permanentemente  .

Com essas ações, espera-se uma maior integração das equipes, valorização do trabalhador , visando seu protagonismo com isso melhorando a qualidade do serviço e da assistência prestada.